Apontamentos Da 12Classe

14810 palavras 60 páginas
UNIDADE I – INTRODUÇÃO À LÓGICA II
1.1 Lógica e argumentação
Podemos dizer que a unidade básica da lógica é o argumento, pois nele se encadeiam, de um modo que pretendemos correcto, uma série de razões que nos levam a uma conclusão. A lógica ensina-nos a pesar, a consciencializar as exigências que presidem a um pensamento válido. Para tal, ensina-nos a analisar o encadeamento de provas, procurando verificar até que ponto elas se justificam.
O argumento
Na vida quotidiana, um argumento é frequentemente sinónimo de discussão e esta de litígio. Daí por vezes associarmos argumento a zanga. Contudo, no plano filosófico, o argumento perspectiva-se num domínio de estrita racionalidade, procurando-se encadear razões de um modo lógico, sustentando que é absurdo seguir caminhos diferentes. Portanto, um argumento destina-se a resolver dissidências e não provocá-las.
Assim, designamos por argumento ao conjunto de razões que apresentamos de modo a tornar óbvia uma conclusão. O nosso interesse é mostrar aos nossos interlocutores que temos “razões” para aderir a esta ou àquela posição que defendemos. O que diferencia um argumento de uma descrição é o facto de nos apresentar razões (indicadores lógicos do argumento) a favorecerem ou desfavorecerem uma dada conclusão. Por exemplo: as publicidades.
Por isso, a linguagem não serve apenas para comunicar. Ela permite: influenciar as outras pessoas e determinar as suas convicções e os seus actos; exprimir e “impor” valores julgados preferíveis e aprovar ou desaprovar atitudes, de acordo com critérios assentes na força dos argumentos que legitimam tais aprovações ou desaprovações.
Com base na lógica, não só distinguimos os argumentos válidos dos inválidos, também compreendemos por que razões os mesmos são correctos ou incorrectos.
Normalmente, num argumento envolvem-se os interlocutores (o orador e o auditório) e as razões (provas prós ou contras).
Em lógica, um argumento é válido quando a conclusão do mesmo decorre das razões que o

Relacionados