apontamento da nescessidades humanas

1359 palavras 6 páginas
Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ
Departamento de Ciências Jurídicas
Curso: Direito
Professor: Ailton Menezes

Disciplina: Economia

Apontamento (02)

NECESSIDADES ECONÔMICAS
1. Introdução
Os humanos são seres racionais por natureza e isto os conduz a uma busca constante por contínuas melhorias no seu nível de BEM ESTAR1 tornando-os insaciáveis. Uma vez visitado por determinados desconfortos ou inquietações como fome, sede, frio, cansaço, solidão, etc. sua razão é acionada e desencadeia-se o processo de investigação da origem dessas perturbações de modo a se identificar suas causas, assim como os recursos de que pode se valer para solucioná-las.
Normalmente, tais perturbações têm sua origem em carências que se manifestam nas pessoas compelindo-as, na forma de desconfortos, a satisfazê-las sob pena de ser atenuado ou mesmo reduzido o seu nível de bem estar.
A palavra carência significa falta, ausência, privação e, quando associada a um desejo intenso de satisfação, caracteriza um estado de insatisfação ou mesmo sofrimento que determina o quão necessitado se encontra um indivíduo.

1

O termo BEM ESTAR é um conceito subjetivo associado a um conjunto de componentes materiais e afetivos, cognitivamente relacionados, que segundo os julgamentos exercidos pelas pessoas e as respostas emocionais decorrentes identificam o grau de satisfação com a vida e o nível de felicidade alcançado.
Galinha, I. C. e Ribeiro, J. L. P.(2005)

2. Conceito
Em termos econômicos, quando nos indivíduos se manifesta uma determinada carência associada a um forte estímulo de satisfação daquela pode-se identificar uma necessidade. Entende-se por necessidade econômica a carência de algo unida ao desejo intenso de satisfazê-la.

CARÊNCIA
(ausência de algo, privação)

+

DESEJO INTENSO
DE SATISFAÇÃO

= NECESSIDADES ECONÔMICAS
3. Classificação
As necessidades Econômicas dividem-se em três categorias:
a) Primárias  São aquelas essenciais à

Relacionados

  • Exercicio
    44232 palavras | 177 páginas