Apologia De S Crates Por Plat O Ativ Em Grupo

369 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR – CAMPUS NOVA IGUAÇU
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

Nova Iguaçu, 18 de junho de 2015
Filosofia e Educação II
Professor: Affonso
Alunos: Jéssica Vilela da Silva Lima Joyce da Fonseca Flôres Maria Verônica de França Dantas Victor Moreira Cândido
2º Período – Pedagogia (Noite)
Atividade em grupo sobre o texto: “Apologia de Sócrates por Platão”.

1- Explique a seguinte afirmação: “Para Sócrates, é preferível morrer a ter que viver injustamente”.
R: Para Sócrates, o que está em jogo é a verdade.
Sócrates não abre mão de viver de forma justa e correta, e na filosofia ele encontra a maneira de trilhar seus caminhos.
Ele acredita que, quem é injusto e/ou mentiroso causará danos maiores a si próprio. E ele ainda diz que: “Como é que posso temer a morte , se eu não sei quem a morte é”. Acreditando ainda que, morrer não é dano nenhum para quem é justo e correto, sendo preferível morrer sustentando a verdade, do que mentir para manter a sua própria existência.
Para ele ser justo, agir de acordo com a verdade, abrir-se para o sentido da realidade, são essas ações que o tornam perseguido, mas são por elas e em nome delas que ele morre.
2- O que está em questão quando Sócrates afirma, ao longo de toda a sua defesa, que o seu discurso será fundado na verdade?
R: A fala de Sócrates caminha no âmbito da verdade, do fundamento filosófico, deixando o real aparecer sem omissões. O que está em jogo em sua defesa é a verdade, os conceitos fundamentados na ética, o comportamento ético dos seus discípulos e dos homens na sociedade.
A defesa de Sócrates não é feita apenas contra as acusações que lhe são atribuídas (uma delas é corromper os jovens), mas para estabelecer uma medida ética e justa em suas ações.
Ele afirma ao longo de toda a sua defesa o sentido da realidade, da justiça, que o leva contra o senso comum provocando o não saber e sua ignorância. Desconsiderando a

Relacionados