Apologia de Sócrates

Páginas: 10 (2353 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Acidentes na Obra do Itaquerão


1º acidente→ Em São Paulo, no dia 27 de novembro de 2013, um acidente grave causou a morte de, pelo menos, dois operários, segundo o Corpo de Bombeiros. Inicialmente, a corporação havia informado que três operários tinham morrido. Um guindaste quebrou durante a colocação da última parte da cobertura do estádio do Corinthians, indicado para o jogo de aberturada Copa do Mundo de 2014.
O acidente aconteceu por volta de 12h45, quando um guindaste içava uma peça de 500 toneladas da cobertura. Era a última que faltava para a conclusão da área leste. Informações de responsáveis pela obra indicam que o guindaste se partiu e caiu sobre a arquibancada destruindo dois andares.

Havia a presença de poucos funcionários no local no momento do acidente devido aohorário de almoço. Ao todo, 1.500 pessoas estavam destacadas para os serviços no estádio nesta quarta.

A obra já foi interditada pela Odebrecht, que confirmou a identidade dos dois operários mortos. O motorista do guindaste Fábio Luis Pereira, de 42 anos, e o montador Ronaldo Oliveira dos Santos, de 44, trabalhavam para empresas terceirizadas na obra. Fábio era cearense, casado e pai de trêsfilhos. Ronaldo era de Limeira, no interior de São Paulo, separado e pai de uma filha.
Trabalham na obra 1.600 funcionários, mas a grande maioria estava almoçando no momento do acidente.

De acordo com Aníbal Coutinho, arquiteto responsável pelo Itaquerão, o guindaste estava içando a última parte da cobertura e não quebrou, mas sim se desequilibrou por conta do peso. Nesse instante, funcionáriosconseguiram evacuar a área. Quando a peça caiu, atingiu um guindaste menor, chamado de apoio.

Uma das vítimas, ainda segundo o arquiteto, não conseguiu escapar pois estaria descansando na cabine desse guindaste de apoio. O outro funcionário morto, ao contrário do que inicialmente foi divulgado, não estava instalando cadeiras na arquibancada provisória. Estava utilizando um banheiro químicotambém atingido pelo material que desabou.

De acordo com o coronel Jair Paca, da Defesa Civil, ainda havia o risco de novos desabamentos na área atingida pelo guindaste.

2º acidente:
O operário Fábio Hamilton da Cruz morreu poucos minutos antes de entrar em uma neurocirurgia a que seria submetido após cair de uma altura de oito metros nas obras da Arena Corinthians, na manhã de 30/03/14. Ainformação foi confirmada pela equipe médica do Hospital Santa Marcelina.
O trabalhador teve múltiplas fraturas, o mais grave foi um traumatismo crânio-encefálico, e faleceu antes mesmo do procedimento começar, na mesa de cirurgia.
O funcionário trabalhava na instalação das arquibancadas provisórias, de responsabilidade da Fast Engenharia, quando caiu por volta das 11h (horário de Brasília). Emnota oficial, a empresa informou que a altura da queda foi de 8 metros e não 15 metros, como divulgado mais cedo pelo Corpo de Bombeiros. Ele era terceirizado da WSD Construções.
O texto ainda explica que o operário estava com todos os equipamentos de segurança exigidos, que recebeu os primeiros socorros ainda no estádio e foi encaminhado para um hospital da região, onde se encontrava "em estadodelicado de saúde".
Segundo a Fast, Fabio estava montando os pisos das arquibancadas no setor Sul da arena, parte da estrutura complementar feita especialmente para a Copa do Mundo. A empresa lamentou a morte (veja nota completa no fim da matéria).

Problema

Itaquerão já entrou para a história. É o estádio mais problemático de todas as Copas do Mundo. Mortes, acidentes, atrasos, prazosdesrespeitados, preço acima de R$ 1 bilhão.
É o mais problemático de todas as Copas do Mundo, há problemas com a arquibancada provisória, exagero nas horas extras dos funcionários. Todos os prazos foram desrespeitados. Mesmo antes das lamentáveis três mortes de operários. Na vistoria de hoje, outra decepção. O único evento teste para valer não será como a Fifa desejava. A partida entre Corinthians e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apologia de socrates
  • Apologia de Socrates
  • Apologia de sócrates
  • apologia de sócrates
  • apologia de sócrates
  • Apologia de Sócrates
  • Apologia de socrates
  • Apologia Socrates

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!