Apologia de Sócrates

Páginas: 2 (332 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Resenha da Apologia de Sócrates

Sócrates começa sua defesa chamando a atenção dos cidadãos atenienses em relação às acusações que contra si foram feitas. Ele diz que todas asacusações feitas contra ele são mentirosas, principalmente quando seus acusadores alertam ao povo para que tomem cuidado com ele, pois ,dizem os mesmos que se trata de homem hábil nofalar.
Sócrates diz aos cidadãos atenienses que, se dizer a verdade é ser um bom orador, então ele é um bom orador. Diz ele que seu discurso não será cheio de palavras enfeitadas epersuasivas, mas conterá palavras simples que lhe vierem à boca. Pede desculpas pelas palavras simples, pois, nunca se apresentou diante de um tribunal e não sabe se utilizar delinguagem compatível com o tribunal. Apesar dele não se julgar um bom orador ,solicita aos cidadãos atenienses que julguem com justiça, analisando se a sua defesa é justa ou não,pois ajustiça deve ser a virtude do juiz e do orador.
Sócrates diz que seus acusadores são muitos e irá primeiro se defender dos seus primeiros acusadores e depois se defenderá dosúltimos.Diz ele temer mais os primeiros acusadores, pois esses influenciaram a maior parte dos cidadãos atenienses desde que os mesmos eram crianças,eles colocavam nas cabeças das crianças,através de mentiras, que Sócrates era homem douto e especulador das coisas celestes e investigador das subterrâneas, fazia tornar mais forte a razão mais fraca, subvertendo astradições e negando os deuses. Diz ele que esses acusadores são muitos e influenciaram os cidadãos atenienses na idade em que eles mais estavam propensos a acreditar nas mentiras que contraele eram ditas.
Ele acusa esses de invejosos e caluniadores, dizia estar combatendo com as sombras, pois seus acusadores não podiam ser abordados, nem compareciam ao tribunal.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apologia de socrates
  • Apologia de Socrates
  • Apologia de sócrates
  • apologia de sócrates
  • apologia de sócrates
  • Apologia de Sócrates
  • Apologia de socrates
  • Apologia Socrates

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!