Apologia da Historia

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014


Manifesto Comunista

A obra de Marx e Engells é dividida em títulos, onde todos possuem um ponto principal que é decorrer sobre o poder concentrado nas mãos da burguesia e a desigualdadesocial existente no capitalismo.
“Os que trabalham não lucram e os que lucram não trabalham”. Essa frase que encontramos no segundo capitulo do manifesto comunista, faz uma abordagem bem clara sobre essadivisão desigual entre os que são donos do poder o patrão e o subordinado que é o trabalhador.
O manifesto comunista propõe então, a derrubada dessa supremacia burguesa e capitalista implicando naconquista do poder político pelo proletariado.
Em seu primeiro capitulo, ele aborda o tema: “Burgueses e Proletários”. Mostra a evolução dessas duas classes sociais até a época de publicação da obra.Sobre a burguesia, explica inicialmente no que seus atos afetam (ou afetaram) o mundo, o que seus ideais capitalistas provocaram e os seus antagonismos de classes ao tentar criar o mundo a sua imageme semelhança e acarreta a exploração dos trabalhadores que criam o sistema do proletariado.
É uma critica direta a burguesia e sua forma de governo capitalista.
No segundo capitulo – “Proletário eComunista”, são abordadas as relações entre o partido e os proletários.
O partido é relacionado no texto à outros partidos e movimentos, mostrando alguns objetivos comuns a eles, como o desejo pelaqueda da superioridade do poder da burguesia, e conseqüentemente a passagem do poder político ao proletariado. Do ponto de vista dos comunistas a historia de toda a sociedade de nossos dias consiste nodesenvolvimento dos antagonismos de classes decorrentes, que se tem revestidos de formas diferentes nas diferentes épocas. Sobre a propriedade, o texto ressalta que o comunismo é contra a abolição dapropriedade privada, o trabalho assalariado e o capital também são abordados onde demonstra que os comunistas sofriam por conta da oposição que não aceitavam os seus ideais. É feita uma abordagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apologia da historia
  • Apologia da historia
  • Apologia da história
  • Apologia Da Historia
  • Apologia da História
  • Apologia da história
  • apologia da historia
  • APOLOGIA DA HISTÓRIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!