apologia da historia

Páginas: 5 (1046 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Ciências Econômicas





Primeira Avaliação da disciplina: Leitura Dirigida
Professor: Alexandre Mendes Cunha
Texto: Apologia da Historia; ou o oficio de historiador



Autor:
Ricardo Casarotto (2011005978)

Apologia da Historia; ou o oficio de historiadorMarc Bloch
Judeu nascido na França, Marc Bloch lutou nas duas grandes guerras e foi fuzilado durante a resistência francesa contra invasão alemã na segunda guerra mundial. Escreveu sua obra “Apologia da Historia; ou o oficio de Historiador" durante seu cárcere, enquanto esperava seu futuro incerto, o que explica a falta de citações e a parte inacabada deseu texto, juntamente com Lucien Febvre fundou a escola dos Annales que foi um marco para a pesquisa histórica.
Bloch inicia sua obra com a indagação de um garoto “Papai, então me explica para que serve a historia” esse é o ponto que ele busca explicar em sua obra, seu ponto inicial. Apologia da historia não é somente um livro de metodologia de historia é antes de qualquer coisa uma critica ahipocrisia de como a historia era feita pelos eruditas, em especial, aos positivistas. A indagação inicial mostra a cisão que ele busca, a simplicidade e a inocência mostram que a historia não é feita para ser grandiosa, não é para exaltar os grandes imperadores, os grandes fatos e sim e para examinar o passado, como tudo ocorreu, ou seja, seu desenrolar.
Esse livro tenta então alterar o objeto dahistoria. A historia, segundo Bloch , não deve ser somente o passado; tudo o que ocorre depende da ação dos homens, por traz de todos os acontecimentos existe a ação dele, portanto a obra defende que a historia deve tratar, não somente do passado, mais de como os homens se comportavam nos diferentes tempos, ou seja, o objeto da historia deve ser o homem no tempo.
Como o homem não é estático seucomportamento muda de acordo com a época em que vive, temos uma historia que se reinventa, que não é a mesma sempre. Os fatos podem, ate mesmo, se repetirem porem a ação humana dificilmente será a mesma assim os elementos e o contexto nunca serão iguais. O historiador deve buscar o “algo mais” dos fatos e não se ater ao acontecimento em si como se aquilo fosse à origem de tudo, ele deve buscarentender o contexto e todos os elementos que o causam. Não foi o assassinato de Francisco Ferdinando que causou toda a primeira guerra mundial, e sim, tudo o que estava ocorrendo na Europa.
Na sua obra, Bloch tenta convencer o historiador a pensar, a fazer perguntas e a questionar o mundo. A historia não deve ser entendida como a soma de vários acontecimentos, ela é em sua origem uma confusão deideias que se forem unidas formam a nossa historia. Nada ocorre por acaso tudo está interligado porem não de modo totalmente coeso, pois o homem não age como um relógio, que é sempre previsível, sua atitudes não são pré-determinadas mais mesmo assim seguem um razão. Desse modo, o historiador tem a função de buscar a razão e organizar a confusão de ideias presentes para ter um verdadeiro entendimento dahistoria.
Na minha interpretação, Apologia da historia é um texto que traz a historia para o mundo real retirando-a de um estado puramente artístico. A historia era feita pela admiração a grandes acontecimentos e pelo fetichismo por grandes personagens esquecendo que havia um mundo acontecendo fora dos centros de comando. Para isso a obra oferece a ideia de tratar a historia como uma ciência semporem renegar que é necessária uma sensibilidade para desenvolvê-la. Como ciência ela deveria se apoiar em outras áreas do saber como arqueologia e geografia e saber criticar o que tem em mãos.
Diferentemente da física e da matemática, a historia não deve ter um fim pratico e imediato, ela não deve ser utilizada para tomar uma decisão. A historia faz parte da formação do homem, ela é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apologia da historia
  • Apologia da historia
  • Apologia da Historia
  • Apologia da história
  • Apologia Da Historia
  • Apologia da História
  • Apologia da história
  • APOLOGIA DA HISTÓRIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!