APOLOGIA DA HISTÓRIA

Páginas: 5 (1020 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014


APOLOGIA DA HISTÓRIA.
Ciência & História sob o olhar de Marc Bloch
As bases teóricas dessa análise fundamentam-se principalmente na obra Apologia da História de Marc Bloch, que inicia seus argumentos ressaltando a importância da memória na cultura ocidental. Por exemplo, no século XIX nossa civilização inicia um processo de “glorificação do seu passado” em um esforço contínuo para se fazerparecer um resultado natural, uma continuidade das civilizações greco-romanas.
Segundo o autor percebemos que ao contrário disso, as transformações ocorridas através do tempo não são lineares, pelo contrário, ocorrem por diversos processos – políticos, sociais, econômicos e culturais – muitas vezes díspares ou até mesmo contraditórios. Ainda de acordo com Marc Bloch, quando nossas sociedadesestão em crise, elas sempre recorrem ao passado para tentar entender o que está acontecendo e, quando se sentem inseguras, questionam “se tiveram razão ao interrogar o seu passado ou se o interrogaram devidamente”.
Neste ponto nos voltamos para seguinte pergunta: Para que serve a História? Para ele, ainda que “a história fosse julgada incapaz de outros serviços, restaria dizer a seu favor que elaentretém”. Porém a História é uma disciplina muito mais complexa, até mesmo do que aparenta ser, pois o conhecimento histórico está em constante processo de transformação e mais do que estabelecer “regras” que permitam defini-la como ciência é “importante dizer como ela espera ser capaz de progressivamente ser feita” , ou seja, o seu método.
A História como conhecemos hoje, como disciplinaacadêmica, passa a ser reconhecida em meados século XIX, período de ascensão das idéias positivistas e do empirismo. Essa nova definição da história como ciência tem origem na absorção dessas idéias pelas ciências humanas. Mas qual será a diferença entre a História definida como ciência e a produção historiográfica anterior a este período?
Andréas Kamp retoma o trabalho de Heródoto para responder estaquestão. Heródoto é considerado por muitos como o “pai da história. Porém o autor destaca que quando consideramos Heródoto  um historiador que produziu uma obra de História, “estamos frente a um grave mal-entendido”, pois o significado da palavra História era “simplesmente pesquisa ou inquérito”. Sendo assim, esse caráter investigativo de suas obras não seria de cunho exclusivamente histórico, poisHeródoto relatava de modo indiscriminadotodo o material encontrado narrando detalhes sobre a fauna, a flora, o relevo, os costumes dos povos estudados, a geografia, economia, política, os fatos históricos e tudo o mais que ele julgasse necessário, porém sem se orientar por uma metodologia. Dessa forma percebemos que “A História herodotea… ao mesmo tempo ela é bem mais e bem menos que História”(KAMP, Andréas), por um lado porque sua obra é muito abrangente e por outro porque que não segue um método de pesquisa.
Como ciência, a história é uma disciplina relativamente nova e, assim como todas as ciências humanas, caracterizada por sua subjetividade, seu estudo é “bem mais desfavorável as certezas”  do que o das ciências exatas por exemplo. Ao contrário do que se tentou estabelecer através daescola positivista a história não tem regras gerais nem ciclos em que os fatos históricos se repetem, não há um padrão, pois cada civilização tem suas características próprias em cada tempo. Dentro deste contexto, Marc Bloch enxerga o conhecimento histórico como algo que “mesmo sem se mostrar capaz de demonstrações euclidianas ou de imutáveis leis de repetição… possa, contudo pretender ao nome decientifico”.
 Marc Bloch define a História como a “Ciência dos homens, no tempo” uma vez que estuda os homens, sua produção e suas relações sociais, políticas, econômicas e culturais em um determinado espaço de tempo. Ele também demonstra que o “historiador é necessariamente levado a nela recortar o ponto de aplicação particular de suas ferramentas” . Ele escolhe o tema, o objetivo, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apologia da historia
  • Apologia da historia
  • Apologia da Historia
  • Apologia da história
  • Apologia Da Historia
  • Apologia da História
  • Apologia da história
  • apologia da historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!