Apologia da História

Páginas: 5 (1045 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2014
UNIVERSIDADE ESTUDUAL DE ALAGOAS
LICENCIATURA – HISTÓRIA
ADRYELLE DELANE SANTOS









TEORIA DA HISTÓRIA I














ARAPIRACA – AL
FEVEREIRO 2014
Apologia da história ou o oficio do historiado
Marc Bloch

BLOCH, Marc. Apologia da História: ou o oficio doHistoriador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001. Pg: 41 – 82.

Apologia da história ou o oficio do historiador foi escrito por Marc Bloch, historiador francês, também fundador da revista Annales. Bloch era judeu e Apologia da historia foi uma de suas obras mais conhecidas. A presente obra está incompleta, pois foi escrita durante sua participação na Resistencia Francesa, na Segunda Guerra Mundial, em1994 Bloch morre após ser fuzilado por fuzileiros nazistas.
Partindo do questionamento de uma criança “Papai, então me explica para que serve a história.” (p.41) Bloch, escreve fazendo análises, críticas e questionamentos, desenvolvendo propostas metodológicas para que possamos entender melhor esta ciência e seu oficio, buscando identificar o objeto de estudo e a verdadeira concepção dahistória, sempre visando expor o papel do historiador.
Bloch, trás para o historiador a ideia que vivemos numa sociedade histórica. Explicando que as civilizações ocidentais antecedem as sociedades modernas, onde podemos encontrar relatos sobre elas em livros historiográficos. Também indaga que o cristianismo é uma religião do historiador.
Interessante, são suas convicções sobre o historiador, ondeo mesmo fala que “é preciso ter gosto apaixonado pelas origens, pela gênese para se ter alma de historiador.” De forma geral, o texto esclarece que a História trata-se da trajetória do homem e que sua gênese se deu a partir do estudo das Ciências da Natureza.
No entanto, Bloch afirma que as civilizações também podem passar por modificações e deixarem de ser históricas. Mostrando o perigo que háem jogar a “boa história” no buraco junto com a “má história”. Trazendo a ideia de separação entre bons e maus, os mentirosos e verdadeiros e ao mesmo tempo estabelece uma defesa de legitimar a ciência da História.

Capitulo I – A história os homens e o tempo

A palavra história surgiu a mais de dois milênios e, assim como a linguagem e todos os seres existentes, ela também passou pormodificações. Questionamentos sobre problemas reais de pesquisa giram em torno do texto e por mais que seja complexo e confuso a realidade do historiador é preciso recortar o ponto de aplicação particular de suas ferramentas.
Está errado em dizer que a história é a ciência do passado. Nas origens da historiografia, era muito comum analistas narrarem acontecimentos que ficavam registrados em suamemória, utilizando uma linguagem tradicional que conserva o nome de história para todo estudo de mudança de duração.
O texto trás a ideia de que o objetivo principal da história não é estudar o passado e sim estudar o homem, pois ele sempre esteve presente em todas as eras. Segundo Bloch

“Por trás dos grandes vestígios sensíveis da paisagem, (os artefatos ou as máquinas,) por trás dos escritosaparentemente mais insípidos e as instituições aparentemente mais desligadas daqueles que as criaram, são os homens que a história quer capturar.” (p. 54)

Quando estudamos a realidade atual de nossa sociedade, procuramos buscar fatos que se passou e suas causas, por isso torna-se indispensável à compreensão do passado. Bloch também fala que “Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda.Onde fareja carne humana, sabe que ali está a sua caça.” (p. 54)
Bloch aponta que o historiador não só pensa “humano” (p. 55) como também conclui que a história como ciência, trás como método a observação histórica, assim como já foi afirmado anteriormente, que o homem trata-se do objeto e sujeito fundamental de sua história. E ao invés de construir uma historia voltada para os fatos e datas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apologia da historia
  • Apologia da historia
  • Apologia da Historia
  • Apologia da história
  • Apologia Da Historia
  • Apologia da história
  • apologia da historia
  • APOLOGIA DA HISTÓRIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!