Apologia da história ou o ofício do historiador

Páginas: 4 (772 palavras) Publicado: 30 de maio de 2013
Apologia da História ou o Ofício do Historiador [Capítulo 1: A História, os homens e o tempo]

Marc Bloch. Apologia da História ou o oficio do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.[Capítulo 1: A História, os Homens e o Tempo; p. 51-68]

Biografia Filho de um professor de história antiga, Gustave Bloch, estudou na École Normale, na Fundação Dosne-Thiers em Paris, em Berlim e emLeipzig. Participou da Primeira Guerra Mundial na arma de infantaria, tendo sido ferido e vindo a receber uma condecoração militar por mérito. Após a guerra ingressou na Universidade de Estrasburgo,instituição onde conheceu e conviveu com Lucien Febvre com quem fundou, em 1929, a "Revue des Annales". Ali, em 1936, sucedeu a Henri Hauser na cadeira de história económica. A revista e o seu conteúdoconheceram sucesso mundial, dando origem à chamada "Escola dos Annales", cuja linha de estudos por sua vez influenciou as chamadas "Nova História" e "História das mentalidades". Com a eclosão daSegunda Guerra Mundial, diante da ocupação nazista da França, Bloch militou na resistência francesa. Detido e torturado pela Gestapo, foi fuzilado em 16 de junho de 1944.

Obra Considerado o maiormedievalista de todos os tempos, e na opinião de muitos, o maior historiador do século XX. Os seus trabalhos e pesquisas abriram novos horizontes nos estudos sobre o feudalismo. Foi um dos grandesresponsáveis pelas inovações do pensamento histórico. Defendia o abandono de seqüências pouco úteis de nomes e datas e uma maior reflexão na construção da História como um todo entre o Homem, a Sociedade e oTempo. Tornou-se célebre a sua frase "O que é a História? É a ciência dos Homens no tempo.". A sua última obra, "Derrota Estranha", foi uma avaliação da derrota francesa a partir da invasão alemã. Nafase final da vida escreveu "Apologia da História", que deixou inacabada devido à sua morte.

Leia e responda as seguintes questões:

1. O que significa que a palavra História mudou de conteúdo?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apologia da Historia ou Oficio de Historiador
  • Apologia da História ou ofício do historiador
  • Apologia da historia ou o oficio do historiador
  • Apologia da história ou o ofício do historiador
  • A Apologia da História ou O Ofício do Historiador
  • Apologia da história ou o ofício de historiador resumos
  • Marc Bloch: Apologia da História ou o Ofício de Historiador
  • Resenha Apologia da História: ou O Ofício do Historiador- Marc BLOCH

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!