apolineo dionisi

378 palavras 2 páginas
03/12/2014

Apolineo e Dionisiaco

APOLINEO E DIONISIACO
• 574 dias astrás

"Teremos ganho muito para a ciência estética ao chegarmos não só à compreensão lógica, mas também à imediata segurança da opinião de que o progresso da arte está ligado à duplicidade do Apolínico e do
Dionisíaco; de maneira parecida com a dependência da geração da dualidade dos sexos, em lutas contínuas e com reconciliações somente periódicas. Estes nomes tomamos emprestados aos gregos, que manifestam ao inteligente as profundas ciências ocultas de sua concepção artística não em idéias, mas nas figuras enérgicas e claras de seu mundo mitológico." ­ Nietzsche em "A Origem da Tragédia"
Nietzsche começa sua obra ­ "A Origem da Tragédia" ­ com essas palavras, e nesta obra este tenta estabelecer um fundamento para uma norma cultural, através do elementos dionisíaco e da atitude apolínea.
Segundo Nietzsche os gregos tinha consciência do aspecto negativo da vida, da sua inexplicabilidade e sua periculosidade, porém não se entregavam ao pessimismo, e sim moldavam o mundo e a vida através da arte, conjurando um otimismo ao transformar a realidade em um fenômeno estético, e faziam de duas formas, a mentalidade apolínea e a dionisíaca.
O apolíneo é a individualização, é símbolo de luz, de medida, de limite, é a arte que procura cobrir o mundo com uma cortina estética, de forma perfeita e bela, fazendo­nos ser capaz de resistir ao pessimismo através de uma ilusão da realidade criada pela arte.
O dionisíaco é a afirmação triunfal da realidade e suas contingências, é se unir a existência em todo sua verdade, contradição e terror. Através da embriaguez os limites, as medidas, a luz caem no esquecimento, e nessa experiência as barreiras estabelecidas pelo principio da individuação são quebradas, e nasce a volúpia, a desintegração do

Relacionados