APOL 2 - Contabilidade Básica e Sociologia Organizacional

700 palavras 3 páginas
Atividade Pedagógica Online 02

Disciplina(s):
CONTABILIDADE BÁSICA
SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

Questão 1/5
O fato administrativo é aquele cuja ocorrência acarreta variações do patrimônio da empresa, podendo ou não afetar o patrimônio líquido, devendo ser contabilizado na empresa por meio de contas patrimoniais ou de resultado.

Os fatos administrativos são classificados em: permutativo, modificativo e misto. No que se refere a esta classificação, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna e, em seguida marque a opção com a sequência correta de resposta.

(P) Fato
Permutativo

( ) As movimentações ocorrem normalmente envolvendo uma conta patrimonial e uma conta de resultado. (M) Fato
Modificativo

( ) Deve ser contabilizado utilizando-se no mínimo três contas, sendo duas patrimoniais e uma de resultado (F) Fato Misto

( )Deve sempre ser contabilizado em conta patrimoniais, sem envolver as contas do patrimônio líquido ou as contas de resultado.
( ) Por exemplo, Venda a vista de mercadorias.

A

M–F–P–M

Você acertou!
FATO PERMUTATIVO: deve sempre ser contabilizado em conta patrimoniais, sem envolver as contas do patrimônio líquido ou as contas de resultado. FATO MODIFICATIVO: as movimentações ocorrem normalmente envolvendo uma conta patrimonial e uma conta de resultado. Por exemplo, venda a vista de mercadorias. FATO MISTO: deve ser contabilizado utilizando-se no mínimo três contas, sendo duas patrimoniais e uma de resultado (veja cap. 4).

B

F–M–P-F

C

M–P–F–M

D

F–F–P–M

Questão 2/5
O razonete é uma expressão simplificada do livro-razão e, também, uma simplificação do gráfico que representa o balanço patrimonial. Essa ferramenta deve ser utilizada tanto para as contas patrimoniais como para as contas de resultados. Com base nestas informações, pode-se afirmar que o saldo de uma conta do ativo é obtido de que forma.
A

Pela diferença entre os valores debitados e creditados.

Você acertou! cada conta deve ter um razonete próprio para controlar seu saldo

Relacionados

  • APOL 3 NOTA 100
    981 palavras | 4 páginas