apogeu e a crise da republica oligarquica

Páginas: 6 (1426 palavras) Publicado: 27 de janeiro de 2014
Apogeu a Crise da República Oligárquica
Durante a década de 1920 diversos fatores se conjugaram para acelerar o declínio da República Velha. Os levantes militares e tenentistas, o fim da política do café-com-leite, o agrupamento das oligarquias dissidentes na Aliança Liberal e o colapso da economia cafeeira foram alguns fatores que criaram as condições para a revolução de 1930, que assinalouo fim da República Velha e o início da Era Vargas.

A República do Café com Leite: Os principais Estados que dominavam o conjunto da federação eram Minas (maior produtor de leite)e São Paulo(maior produtor de café) . Sabendo fazer as devidas coligações com as oligarquias dos demais estados brasileiros, Minas e São Paulo mantiveram, de modo geral, o controle político do País.
A situaçãoeconômica do período: Os principais produtos agrícolas brasileiros em condições de competir no exterior (açúcar, algodão, borracha, cacau) sofrem a concorrência de outros países dirigidos pelo mundo capitalista.Assim, o Brasil teve suas exportações cada vez mais concentradas num único produto, o café que chegou a representar 72,5% de nossas receitas de exportação. O café, contudo, padecia defrequentes crises de produção que a política de valorização do produto ( compra e estocagem pelo Governo) não conseguiu contornar.A burguesia agrária mais progressista desviou capitais para outras atividades econômicas.Durante Primeira Guerra Mundial (1914-1918), surgiu toda uma conjuntura favorável a um expressivo impulso industrial brasileiro.Pelo mecanismo de substituição de importações a indústrianacional foi progressivamente conquistado o mercado interno do país.
A crise da República Velha : No início da década de 1920, crescia o descontentamento social contra o tradicional sistema oligárquico que dominava politicamente o país. As revoltas tenentistas ( Revolta do Forte de Copacabana, Revolução de 1924, a Coluna Paulista e o desdobramento da Coluna Prestes) são reflexos do clima deelevada tensão político-se oficial do período. A contestação contra as velhas estruturas do País manifestaram-se também no plano cultural, por intermédio do movimento culturista, cujo marco inicial foi a Semana de Arte Moderna de 1922. A crise mundial de 1929, refletida no Brasil pela violenta queda dos preços do café, enfraqueceu o poder da oligarquia cafeeira e, indiretamente, afetou aestrutura política da República Velha.
A ruptura das oligarquias e a Revolução de 1930: Por ocasião das eleições presidenciais de 1930 ocorreu uma ruptura do tradicional acordo político entre Minas e São Paulo. Os demais grupos sociais de oposição aproveitaram-se da oportunidade para formar uma frente política ( Aliança Liberal) com os nomes de Getúlio Vargas e João Pessoa, respectivamente paraPresidente e Vice-Presidente da República. O programa da Aliança Liberal incorporava as principais metas reformistas do período (voto secreto, leis trabalhistas, industrialização).Realizadas as eleições, a Aliança Liberal não conseguiu vencer o candidato do PRP e imputou o resultado adverso às costumeiras fraudes de um sistema eleitoral corrompido. A revolta contra o Governo Federal teve como estopim oassassinato de João Pessoa. Explodiu a Revolução de 1930 que, em um mês, atingiu o poder da República.



CRONOLOGIA

1906- O Convênio de Taubaté propõe soluções para a crise de superprodução do café. Os Governos Estaduais deveriam comprar e estocar a produção excedente.
1914- Início da Primeira Guerra Mundial, que se prolonga até 1918 Nesse período, o processo industrial brasileirorecebe grande impulso.
1920- Cresce o descontentamento social contra o tradicional sistema oligárquico que dominava o País.
1922- Revolta do Forte de Copacabana (Os 18 do Forte), sendo a primeira revolta do movimento tenentista. Desenvolve-se em São Paulo a Semana de Arte Moderna.
1924- Eclode em São Paulo outra revolta tenentista contra o Governo Federal. Tem início a Coluna Prestes.
1929- O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil: a crise da república oligárquica
  • A crise da república oligárquica no brasil
  • A Crise da república oligárquica
  • a crise republica oligarquica
  • A crise da Republica Oligarquica
  • crise da republica oligarquica
  • República Oligárquica
  • A república oligárquica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!