Apneia A Interrup O Da Comunica O Do Ar Atmosf Rico Com As Vias A Reas E Pulm Es

2305 palavras 10 páginas
GOIÂNIA, 06 DE MARÇO DE 2015.
ALUNA: THAINARA LORRAINE COSTA E SILVA PEREIRA

Apnéia
Apneia é a interrupção da comunicação do ar atmosférico com as vias aéreas e pulmões, ou seja, é o ato de prender a respiração. A palavra "apneia" vem do latim e significa "ausência de entrada de ar"
A Apneia pode ser voluntária ou involuntária. No que diz respeito a Apneia involuntária, podemos citar como exemplo a doença chamada Apneia do Sono. Já a Apneia voluntária é uma técnica desenvolvida no mergulho livre (ou mergulho em apneia). Durante a Apneia, a respiração externa é bloqueada, não havendo movimentação muscular dos orgãos respiratórios, havendo apenas a circulação celular do oxigênio (interna).
A história da apneia como técnica de mergulho é muito antiga. Tem seus registros mais importantes destacados para o período da Grécia Antiga, 500 a.C., quando muitos dos seus adeptos seguiam até as profundezas dos oceanos em busca de alimentos, pérolas e outros recursos como esponjas do mar, recuperar objetos e na ajuda por campanhas militares. Vale lembrar que naquela época não existia roupa de mergulho ou tubos de oxigênio, embora provavelmente já haviam pessoas interessadas, com o pensamento em criar algo do tipo. As esponjas do mar buscadas pelos mergulhadores da época são, inclusive, citadas em textos de Platão como artigo de banho.
Ainda sobre estas buscas realizadas no fundo do mar, numa época em que o mergulho livre foi usado para fins comerciais, eram utilizados pesos que permitiam descer mais rápido a grandes profundidades, se mantendo lá embaixo para fazer a coleta em tempos que duravam em média 5 minutos. Durante as guerras os mergulhadores usavam a apneia para criar barricadas contra possíveis invasores, agindo como sabotadores de barcos, criando perfurações nos cascos e cortando os cabos de aparelhamento dos navios.
Com o passar dos anos surgiram diversos avanços tecnológicos capacitando mergulhos de longa duração com captação de imagens em alta definição,

Relacionados