aplivabilidade da TI na Educação Superior

6110 palavras 25 páginas
1 Introdução
A partir da década de 50, o Brasil passou por uma aceleração no ritmo de transformação, proporcionando uma revolução tecnológica (revolução digital), com o de intuito de reduzir custos, aumentar a produtividade e a eficácia nos resultados, além de formar uma sociedade.
No ramo educacional, a tecnologia da informação tem sido aplicada nos processos de ensino e aprendizagem, abrangendo todas as atividades desenvolvidas pelos recursos da Informática, tais como, Educação a Distância – (EAD).
Nos últimos anos, ocorreram muitas discussões sobre o novo paradigma na educação, buscando responder as mudanças na sociedade do conhecimento e da informação. A tecnologia de informação transformou as exigências de qualificação e formação do jovem, modificando o nível da função e da estrutura da escola e universidade.
A grande força que impulsionou o crescimento da utilização de computadores foi o aumento no tráfego dos dados, favorecendo a otimização da qualidade da Educação Superior.
As universidades têm como objetivo formar cidadãos, mas também devem atender as mudanças no mercado de trabalho atual para formar novos profissionais, devendo buscar e manter a implantação de novas tecnologias, de modo a privilegiar a abordagem do ensino. A tecnologia da informação pode ser aplicada para produção e aperfeiçoamento do ensino, facilitando o aprendizado em diversas áreas da educação, englobando os diversos níveis de conhecimento.
Com o intuito de atender a procura por uma formação com qualidade e de forma que atualize também os conhecimentos, quando necessário, surge no século XX a EAD, alternativa que utiliza a tecnologia da informação e comunicação para atender as exigências sociais e pedagógicas.
O cenário educacional brasileiro vem mostrando uma forte tendência de flexibilização e incorporação de novas tecnologias e metodologias para otimizar e melhorar a qualidade da educação superior, permitindo o desenvolvimento de cursos utilizando estratégias,

Relacionados