APLICAÇÕES DOS COMPOSTOS INORGÂNICOS NA ÁREA AMBIENTAL

1632 palavras 7 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
RIO GRANDE DO SUL
CAMPUS SERTÃO

ANA CARLA SCARIOT
ANA PAULA LUSA
FLÁVIA MELARA
RODRIGO FILIPPI

APLICAÇÕES DOS COMPOSTOS INORGÂNICOS NA ÁREA AMBIENTAL

PROF. ROBSON BEUM GUERRA
QUÍMICA GERAL

SERTÃO, JUNHO DE 2013. 1. ÁCIDOS
Os ácidos são compostos inorgânicos que em água produzem íons H+ , possuem sabor azedo e reagem com metais, oxidando-os, e reagem com as bases formando água e sal. Os ácidos são compostos moleculares . Só conduzem a eletricidade em solução, pois há dissociação, formando íons. Quando puros não conduzem a eletricidade. Os ácidos costumam ser grandes vilões no meio ambiente, a grande maioria são altamente tóxicos, e por ação humana contaminam a água, solo, causando mortandade de peixes, pássaros e causando malefícios também ao ser humano. Porém alguns ácidos são usados a favor do ambiente.
1.
2.
2.1. Quebra de dormência em sementes florestais
Para a quebra de dormência das sementes que possuem tanto dormência endógena como exógena, a sementes são imersas em ácido sulfúrico. Por exemplo, nas sementes de sucupira-preta (Bowdichia virgilioides H.B.K.) que possui tegumento extremamente resistente (dormência exógena), o ácido sulfúrico age oxidado a casca, deixando menos resistente e possibilitando uma germinação antecipada. O H2SO4 é um dos métodos de superação de dormência de sementes das plantas do gênero Acacia, Cassia, entre outras.
2.2. Desinfecção da água
O Ácido Hipocloroso é utilizado em estações de tratamento de água para remover agentes patogênicos, microorganismos, para que esta seja devolvida a natureza de forma potável. O ácido hipocloroso é obtido da junção do gás cloro com a água.
Cl2 + H2O HClO + HCl
O HClO se dissocia e forma o íon hipoclorito, que deixa cloros livres para fazer ligações e desinfetar a água.
HClO H+ + ClO-
Porém o cloro pode reagir com compostos orgânicos da água formando substâncias

Relacionados

  • Gest O De Res Duos Org Nicos
    31301 palavras | 126 páginas
  • Verdade Absoluta
    169870 palavras | 680 páginas