APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM BASEADO NA TEORIA DE OREM AO PACIENTE COM NEFROPATIA E HEPATOPATIA: UM ESTUDO DE CASO

1614 palavras 7 páginas
APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM BASEADO NA TEORIA DE OREM AO PACIENTE COM NEFROPATIA E HEPATOPATIA: UM ESTUDO DE CASO.

TERESINA (PI)

1. INTRODIÇÃO

Desde a segunda metade do século XIX, a enfermagem é reconhecida como uma profissão da saúde, quando Florence Nightingale implanta atividades de cuidado a saúde aos soldados e demais vítimas da Guerra da Crimeia e estes cuidados eram realizados por grupos de diferentes qualificações e em diferentes cenários. Atualmente, a enfermagem é vista como uma disciplina científica que tem por finalidade, no campo da saúde, o cuidar ao ser humano em suas múltiplas dimensões (PIRES, 2009).
A Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), visando capacitar os profissionais da área, tem, por meio da Subcomissão de Sistematização da Prática de Enfermagem, contribuído na implantação nas instituições de saúde brasileiras a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) (MALUCELLI et al., 2010).
A SAE, através do método assistencial do Processo de Enfermagem, é utilizada em algumas instituições da saúde, seja no serviço hospitalar, da atenção básica, domiciliar, ambulatorial, escolar e nos demais serviços que necessitem dos cuidados de saúde, como uma aplicação na prática de uma determinada teoria da enfermagem a assistência aos pacientes, à família e a sociedade em um determinado momento do processo saúde e doença. A SAE foi implantada no Brasil na década de 70, mas só em 2002 que a mesma recebeu o apoio do COFEN (HERMIDA; ARAÚJO, 2006; MALUCELLI et al., 2010).
Segundo Peduzzi e Anselmi (2002) no transcorrer da institucionalização da enfermagem ocorre uma adaptação de um saber técnico específico da área. As técnicas de enfermagem constitui a primeira forma de organização do saber para a enfermagem, seguida posteriormente da sistematização dos princípios científicos que as fundamentam e por último a busca pela a construção de teorias.
Há diversas teorias de

Relacionados

  • Arquivos Simbidor 2007
    280343 palavras | 1122 páginas
  • Enfermagem
    153760 palavras | 616 páginas