Aplicação das Normas do Guia Casa Azul da CAIXA aos prédios de Engenharia Civil do Cntro Universitário Filadélfia

2019 palavras 9 páginas
Introdução.
A conservação do meio-ambiente e a sobrevivência do planeta requerem grandes mudanças na sociedade industrial, alterando padrões tecnológicos de produção, hábitos de consumo e até raízes culturais, e neste processo é fundamental a transformação da cadeia produtiva da construção civil. A sustentabilidade vem gerando uma inovação tecnológica, principalmente na construção civil.
Buscando contribuir para o desenvolvimento sustentável e aprimorar práticas de projeto e construção, criando novas soluções, a CAIXA selecionou uma equipe técnica com vasta experiência em projetos habitacionais e sustentabilidade, para desenvolver o Selo Casa Azul. Este é o primeiro sistema de classificação da sustentabilidade de projetos ofertado no Brasil, e busca reconhecer projetos de empreendimentos que contribuem para a redução de impactos ambientais.
Dentro desse contexto ambiental, o guia da Caixa aborda 6 categorias necessárias para a obtenção do selo:
 Qualidade Urbana;
 Projeto e Conforto;
 Eficiência Energética;
 Conservação de Recursos Materiais;
 Gestão de Água;
 Práticas Sociais.
O presente trabalho relatará a Gestão de Água, aplicando o assunto nos prédios da Engenharia Civil do Centro Universitário Filadélfia.
1) O que é a categoria a ser estudada pela equipe?
A categoria 5 – Gestão de Água - trata a água como um insumo finito, de valor econômico e suma importância para a humanidade, devendo ser conservada tanto em quantidade quanto em qualidade. Isso torna muito importante o
1

reaproveitamento da água em edifícios, podendo contribuir para mitigar os problemas de escassez e ainda reduzir os riscos de inundação e a poluição de águas superficiais e profundas. De acordo com o guia, dentro da categoria água, a sustentabilidade depende da redução da demanda e oferta.
Resumindo de uma forma simples, a gestão de água visa a redução do consumo de água potável e do desperdice através do reaproveitamento da água.
Além de gestão da

Relacionados