APLICABILIDADE DAS ARTES MARCIAIS NA EDUCA O F SICA ESCOLAR 2 1

Páginas: 15 (3694 palavras) Publicado: 7 de abril de 2015
APLICABILIDADE DAS ARTES MARCIAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Marcelo Aparecido Gouveia

As lutas, como um ramo da Educação Física Escolar, reúnem um conjunto de conteúdos e oportunidades que contribuem para o desenvolvimento integral do educando. Se considerado o seu potencial pedagógico, é um instrumento de enorme valor, por sua ação corporal exclusiva, sua natureza histórica, e o rico acervocultural que traz dos seus povos de origem.
Tendo surgido nas formas primitivas de defesa, e evoluído historicamente com a sociedade humana, as várias artes marciais representam uma das manifestações de movimento humano mais expressivo, tem por finalidade trabalhar o corpo e a mente de forma indissociáveis, sempre ligadas a uma filosofia de vida, privilegiando o respeito ao outro e oauto-aperfeiçoamento, tendo a auto-defesa como meta.
Além disso, analisadas na perspectiva da movimentação corporal, seus movimentos resgatam princípios inerentes ao próprio sentido e papel da Educação Física na sociedade atual, ou seja, promoção de saúde. Enquanto, sob a perspectiva do desenvolvimento afetivo, os seus benefícios contribuem para uma interação com o mundo como formador deste, e não apenas umparticipante. Os professores, dotados de requisitos pedagógicos, científicos e éticos, devem preparar os seus alunos para um mundo em constante evolução, incluindo em seu planejamento escolar, conteúdos de grande valor para a construção de indivíduos autônomos e preparados para o novo mundo.
Professores da Educação Física Escolar, devem ensinar algo que possa contribuir para o processo educativo doser humano. Atualmente, são demasiados e valorizados os aspectos esportivos das lutas e artes marciais. Uma matéria sobre lutas e artes marciais em um programa de esportes, ou mesmo a cobertura dos Jogos Olímpicos, transmite uma idéia de esporte, para as artes marciais.
Atualmente, as artes marciais são praticadas visando diferentes finalidades como desporto, lazer, participação de um gruposocial, defesa pessoal, disciplina da mente, condicionamento físico. É provável que a luta tenha surgido nos primórdios da civilização humana, junto com a necessidade do homem de defender-se de inimigos ou animais, ou ainda, de atacar ou caçar com mais eficácia. Nesta fase toda forma de combate seria travada de forma instintiva, sem as técnicas aprimoradas que vemos no Karatê, por exemplo.
É tudo o quepossibilita ao praticante conhecer a natureza da própria mente, e, através desse conhecimento, buscar o auto-domínio. As técnicas das Artes Marciais foram desenvolvidas baseadas nas forças que regem o Universo (Ying e Yang). Os antigos guerreiros não treinavam apenas sistemas de lutas ou de armas, eles também eram obrigados a ter profundos conhecimentos filosóficos, escreverem poesias e a tocarempelo menos um instrumento, para aprenderem a ser flexíveis e homens cultos.
A Educação Física, atualmente, tem como objeto de conhecimento as manifestações que compõem a cultura corporal de movimento, ou seja, trabalha com as formas de representação e compreensão do mundo expressas por meio do corpo. Ao vivenciar as práticas corporais como fenômeno cultural, é possível contribuir para formarhomens capazes de serem sujeitos na construção de uma sociedade, uma vez que a prática dos esportes, das lutas e das danças é, também, uma forma de se apropriar do mundo e não apenas fugir dele.
A Educação Física tem como objeto de pesquisa o movimento humano, e está voltada para a educação do movimento pelo movimento; além de despertar no educando a consciência da necessidade de preservação do corpo,a fim de conquistar uma melhor qualidade de vida.
Ao falar em Educação Física, resgata-se o desenvolvimento de três níveis de conhecimento: sócio-afetivo, que visa a desenvolver o indivíduo como pessoa, estimulando a formação de uma personalidade estável e equilibrada; cognitivo, ligado ao desenvolvimento intelectual e à operação dos processos reflexivos; e motor, que trata diretamente do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Viol Ncia E A Pr Tica De Artes Marciais Na Educa O F Sica Escolar
  • EDUCA O F SICA ESCOLAR
  • FUNDAMENTOS DA EDUCA O F SICA ESCOLAR
  • Oque Educa O F Sica Escolar
  • Educa o F sica Escolar projeto
  • LUTAS NA EDUCA O F SICA ESCOLAR
  • 2 ATIVIDADE EDUCA O F SICA 2 BIMESTRE 1
  • 1 Aboradgens Pedag Gicas Na Educa O F Sica Escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!