Aplicabilidade da DSI, segundo o Evangelho de Jesus Cristo.

1216 palavras 5 páginas
Aplicabilidade da DSI, segundo o Evangelho de Jesus Cristo.

Princípios básicos e a Originalidade da Doutrina Social da Igreja.

São seis os princípios básicos da DSI, os quais estão relacionados tanto a liberdade como também aos valores do espirito e as condições materiais de subsistência do homem. São princípios de reflexão e seu objetivo é resgatar a dignidade humana, tornando-a imagem de Deus, assim, defendendo seus direitos inalienavéis.

1. Principio da Dignidade da Pessoa Humana:

É um principio de reflexão que tem como objetivo, a dignidade da pessoa humana e sua finalidade seria interpretar e orientar o comportamento cristão.
Em Mateus 8: 1-4; Jesus poderia ter curado este leproso sem necessidade de contato físico, porém o fez pra mostrar que todos e absolutamente todos são dignos de Deus. A lepra nesta época era uma doença bastante temida, quem a contraísse era separado da família e esquecido em algum lugar, não bastando era obrigado a andar com uma certa distância de todos, cobrir a boca ao falar e andar anunciando sua doença ao se aproximar de alguém. Deveria fazer anos que ninguém o tocava, já que era um leproso. Como deve ter sido consolador sentir novamente o toque de alguém! Com certeza, a única coisa que ele queria era ser curado da lepra. Mas o modo como Jesus o curou sem dúvida o ajudou a recuperar algo mais — a sua dignidade. Seria esplendido ver essa preocupação com a dignidade dos outros em nossa sociedade atual.

2. Princípio da Primazia do Bem Comum:

Este princípio divide-se em duas dimensões, o nacional e o universal. O primeiro visa garantir o que é de direito a cada um. Solicitando assim, atuação do Estado. E a segunda é universal, tem como foco a união de todas as nações pelo desenvolvimento e enfrentamentos das questões que assolam o mundo neste novo milênio, principalmente, a fome, miséria, terrorismo.
Deus pode resolver todos os problemas da humanidade. Se praticarmos o seu mandamento - "que vos ameis uns aos

Relacionados

  • Livro IPSS
    147459 palavras | 590 páginas