Aplicabilidade da atenção farmacêutica no tratamento de pacientes com hiv/aids

Páginas: 49 (12003 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
INSTITUTO RACINE

RODRIGO ELIAS GIORDANO DA SILVA CARLOS FERNANDO VICTORIA ALVES ANDRESSA FALQUETTI

APLICABILIDADE DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM HIV/AIDS

SÃO PAULO 2012

RODRIGO ELIAS GIORDANO DA SILVA CARLOS FERNANDO VICTORIA ALVES ANDRESSA FALQUETTI

APLICABILIDADE DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM HIV/AIDS

Trabalho de Conclusão doCurso de Pósgraduação apresentado ao Instituto Racine como requisito parcial para obtenção de título de especialista em Farmácia Hospitalar – Farmácia Clínica. Orientadora: Dra. Michele Peixoto Quevedo e Co-orientadora: Ms. Patricia Sayuri Katayose Takahashi

SÃO PAULO 2012

Giordano, Rodrigo Elias; Alves, Carlos Fernando Victoria e Falquetti, Andressa. Aplicabilidade da atenção farmacêuticano tratamento de pacientes com AIDS. / Rodrigo Elias Giordano Da Silva, Carlos Fernando Victoria Alves e Andressa Falquetti. / São Paulo: 2012. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Instituto Racine, 2012. Orientação Dra. Michele Peixoto Quevedo Co-orientação Ms. Patricia Sayuri Katayose Takahashi 1. Atenção Farmacêutica 2. HIV/ AIDS

RODRIGO ELIAS GIORDANO DA SILVA CARLOSFERNANDO VICTORIA ALVES ANDRESSA FALQUETTI

APLICABILIDADE DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM HIV/AIDS

Comissão Avaliadora

Dra. Dra Michele Quevedo Assinatura ___________________________________________________

Ms. Patricia Sayuri Katayose Takahashi Assinatura ___________________________________________________

Ms. Maria Denise Funchal Witzel
Assinatura___________________________________________________

Data da Aprovação: _______/_______/________

DEDICATÓRIA

Aos profissionais farmacêuticos atuantes, iniciantes ou simpatizantes da verdadeira prática profissional que é a do cuidado farmacêutico. E aos docentes que nos permitiu pelo conhecimento e por partilhar suas experiências diárias, tornarmos profissionais melhores capacitados e muito maishumanizados.

AGRADECIMENTOS

A Deus, nosso pai, criador de todas as coisas, que nos concedeu a vida e nos permitiu esta maravilhosa oportunidade de sermos farmacêuticos e um dia nos conhecermos.

Aos nossos pais que nos apoiaram em todo momento e permitiu alcançar mais esta vitória, pelo esforço, estímulos e por acreditar e fazermo-nos crer em nossos potenciais.

Às nossas estimadasorientadoras: Michele Peixoto Quevedo e Patricia Sayuri Katayose Takahashi, com quem pudemos aprender, conhecer e compartilhar nossas pesquisas, angústias, dúvidas e limitações em busca do aperfeiçoamento intelectual e profissional.

Aos docentes que nos permitiu ampliar nossos conhecimentos para que tornemos nos profissionais farmacêuticos, mais dedicados e comprometidos.

Aos nossos colegas de turmado curso de Farmácia Hospitalar – Farmácia Clínica, que nos ensinaram a cada aula que podemos melhorar diante das dificuldades quando estas são enfrentadas em conjunto, a amizade em comum.

Aos colegas do Curso de Pós-Graduação em Atenção Farmacêutica que compartilharam momentos, conhecimento e suas amizades.

Aos autores de todos os trabalhos lidos e consultados para realização deste Trabalhode Conclusão de Curso, que tiveram a iniciativa de investigar e divulgar seus achados e contribuir para a construção do conhecimento na área da atenção farmacêutica.

A todos que de alguma forma participaram de nossa trajetória de vida e contribuíram para a construção das idéias apresentadas neste Trabalho de Conclusão de Curso.

Resumo Introdução - Há atuação do profissional farmacêuticodentro do âmbito da atenção e cuidado do paciente no tratamento de pacientes com o Vírus da Imunodeficiência Humana/ Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS), especialmente no Brasil, diferente do que se vê na prática a dedicação de tais profissionais é um grande aliado aos pacientes HIV/ AIDS, entretanto, ainda é preciso expor o serviço e acompanhamento de atenção farmacêutica, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratamento odontologico com pacientes com HIV e AIDS
  • Atenção Farmacêutica para gestantes portadoras de HIV/AIDS
  • Atenção Farmaveutica a pacientes hiv
  • Azt (tratamento da aids / hiv)
  • Atenção Farmacêutica no Tratamento da Diabetes
  • Tratamento aos pacientes portadores de hiv
  • Enfermagem na atenção primária: HIV/AIDS
  • ATENÇÃO FARMACÊUTICA VOLTADA AO PACIENTE IDOSO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!