Aplica o de YNSA no tratamento de dor hellip

2295 palavras 10 páginas
Introdução
A dor é conceituada como uma experiência sensorial e emocional desagradável e descrita em termos de lesões teciduais reais ou potenciais. A dor é sempre subjetiva e cada indivíduo aprende e utiliza este termo a partir de suas experiências.
As afecções músculo-esqueléticas representam um sério problema de saúde pública por serem uma das mais importantes causas de incapacidade, com impactos pessoais, sociais e econômicos. As afecções do aparelho locomotor são as causas mais freqüentes de ocorrência de dor crônica. Estimase que 40% dos indivíduos manifestarão dor músculo-esquelética crônica em algum momento da vida.
Diversos critérios têm sido propostos para avaliar a intensidade da dor, não só com mais objetividade, mas também com mais especificidade quantitativa. As escalas verbais descritivas e categóricas, escalas analógicas visuais numéricas (0 a 10), pictográficas (faces, figuras, linhas, cores) têm sido muito utilizadas. De longa data, escalas analógicas visuais são referidas na literatura e parecem ser as mais sensíveis. Na escala numérica, zero é ausência de dor e dez é a dor insuportável e, supostamente, a dor leve é de 1 a 3, a moderada de 4 a 6, a forte de 7 a 9.
Assim sendo, o tratamento adequado consiste no controle da dor, a melhora do conforto, a normalização ou a restauração das funções físicas, psíquicas e sociais dos pacientes. Para isto, várias medidas terapêuticas podem ser indicadas, como a Acupuntura. O uso da Acupuntura como um método de alívio da dor está baseado num grande número de ensaios clínicos e não há dúvida de que a Acupuntura tem um efeito potente e confirmado no tratamento da dor. Uma das varias técnicas utilizadas é a Craniopuntura Japonesa ou Yamamoto New Scalp Acupuncture – YNSA.

Yamamoto New Scalp Acupuncture - YNSA
A Craniopuntura Japonesa – Yamamoto New Scalp Acupuncture (YNSA) – é um microssistema definido como a representação somática das estruturas corporais no crânio.
Desenvolvida por volta de 1970 por

Relacionados