APLICA O DE GR FICOS NA AN LISE E ITERPETRA O DE SITUA ES ECON MICAS

504 palavras 3 páginas
APLICAÇÃO DE GRÁFICOS NA ANÁLISE E ITERPETRAÇÃO DE SITUAÇÕES ECONÔMICAS

A aplicação de gráficos e uma maneira fácil e objetiva das pessoas interpretarem as situações econômicas, pois a ilustração chama mais atenção do que um simples relatório.
Os gráficos foi criado por Descartes para desenhar um raciocínio(uma função).
Descartes, quando estava atirando bola de canhão na guerra, começou a observar o movimento das bolas, e começou a raciocinar para tentar matematizar o movimento o movimento e, assim acertar o máximo possível.
Então ele escreveu traduzido DISCURSO SOBRE O RACIOCÍNIO. E, sobre o raciocínio matemático , sobre a função matemática que faria ele acertar a mira das bolas ,ele descobriu como desenhar a trajetória em um plano cartesiano ,e ai surgiu os gráficos.
Hoje conhecemos cinco funções que podem compor um gráfico: seno, cosseno, polinômio, logaritmo, exponencial.
Utilizando gráficos para analisarmos a situação econômica no Brasil atualmente:

Podemos observar a variação anual do IGP-M e a variação anual da oferta monetária M1(papel moeda em poder publico mais contas-correntes)que representa o dinheiro disponível para ser utilizado por empresas e indivíduos .Quando o crescimento anual do M1 foi menor do que o crescimento anual do IGP-M(2003,2008/2209,2011/2012), houve recessão no setor industrial e aumento das demissões neste setor.
Iremos analisar outro gráfico importante o PIB e M1:
O PIB mensura apenas o valor monetário de todos os bens e serviços finais que foram comprados e vendidos dentro do território nacional em u determinado ano.
Quanto mais dinheiro na economia, maior será os gastos e que gera “crescimento econômico”.
Mas na realidade não e bem assim o gráfico abaixo nos mostra a redução na taxa de crescimento do M1, iniciada ainda no final de 2010 quando o Banco começou a elevar a selic e a estancar o crescimento da base monetária, que teve queda no PIB que caiu de 8% em novembro de 2010 e caiu para 1,54% em abril de 2012.

Relacionados