Aplicações e ética da engenharia genética e da biotecnologia

Páginas: 9 (2095 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2012
1. Introdução
1. – Panorama geral sobre as aplicações e ética da engenharia genética e da biotecnologia


A ética é uma temática que desde sempre ocupou a mente dos filósofos. Já no tempo de Sócrates debatiam-se os assuntos étnicos da ciência. Mas se nos dias de hoje se reconhece que o desenvolvimento social passa cada vez mais pelo pilar da ciência e tecnologia, também é fácilreconhecer que nas realizações técnico-científicas deve-se procurar como principal objetivo o bem comum a todos.
Atento ás diferentes e importantes doenças e epidemias que assombram o mundo, a biotecnologia vai alterando o panorama das doenças a nível mundial. O grande objetivo passa pela erradicação de muitas doenças infecciosas que estão na origem das elevadas taxas de mortalidade,aumentando a expectativa média de vida. Da aniquilação da varíola até à SIDA, passando por outras como tuberculose ou a hepatite, fazem com que a Engenharia Genética assuma um relevante papel nas áreas de diagnostico e terapia.
Os defensores desta ciência são considerados como possuidores de uma visão utilitária da natureza, favorecedores do ganho econômico em detrimento do meio ambiente eindiferente ás consequências nos seres humanos. O ponto central das criticas que lhes são dirigidas referem-se aos efeitos da biotecnologia sobre as condições socioeconômicas, assim como os valores religiosos e morais.














2. – Desenvolvimento
2.1 – A engenharia genética e a biotecnologia moderna


A tecnologia do DNA recombinante possibilita a obtençãode organismos com características novas ou não encontradas na natureza, o que permite uma nova alternativa para os melhoramentos genéticos de espécie de valor biotecnológico. Desse modo, células de bactérias, leveduras e mesmo eucariontes superiores como plantas podem ser programadas com genes exógenos, abrindo a perspectiva de produção nestes organismos de polipeptídeos de interesse, como ointerferon, o hormônio de crescimento, a insulina entre outros. A utilização de microrganismos “engenheirados”, capazes de sintetizar proteínas em grande quantidade, apresenta, sob o ponto de vista econômico, uma vantagem considerável em relação aos processos clássicos de produção.
A extração de proteínas eucarióticas, como a insulina, requer grandes quantidades de matéria-prima (pâncreassuíno e bovino), que nem sempre estão disponíveis e são, geralmente, de elevado custo. Isso torna o processo extrativo cada vez mais oneroso. Nesse contexto, o emprego de técnicas mais eficientes, como a do DNA recombinante, abriu novas perspectivas de produção.


2.2 – Melhoramentos genético de plantas e animais


A agricultura e a pecuária foram os primeiros setoresbeneficiados pela genética. Há mais de dez mil anos, muito antes do surgimento dessa ciência, quando o homem passou a praticar o cultivo de alimentos e a criação de animais, ele já selecionava as sementes das melhores plantas para replantio e os animais mais fortes e produtivos para procriação. De acordo com Dario Grattapaglia, doutor em genética, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos eBiotecnologia e professor do programa de pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da Universidade Católica de Brasília (UCB), “Ali a humanidade já fazia genética aplicada, mesmo sem saber”,
Com as técnicas de seleção direcional de plantas mais produtivas e adaptadas, a hibridação por cruzamentos, e, mais recentemente, o advento dos transgênicos, os resultados em termos de produtividade eresistência a pragas, doenças e estresses ambientais como seca e frio aumentaram substancialmente. A produção de biocombustíveis, com destaque para o etanol e o biodiesel, foi também transformada pelo melhoramento genético vegetal, levando à obtenção de plantas mais resistentes, ao aumento da produtividade das culturas, e à melhor utilização do espaço de cultivo.
Na área alimentar, segundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biotecnologia, Engenharia genética e suas aplicações
  • Genética e suas aplicações (de mendel a biotecnologia)
  • biotecnologia e engenharia genética
  •  Biotecnologia e da Engenharia genética :
  • Engenharia genética e biotecnologia
  • BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA
  • engenharia genética e Biotecnologia
  • Engenharia Genética, Biotecnologia, Bioengenharia.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!