Aplicações derivadas

Páginas: 5 (1052 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Sempre tive essa impressão, mesmo quando ainda era aluno de graduação há mais de dez anos. Acho, no entanto, que os métodos de ensino estão se tornando cada vez mais arcaicos e inadequados para as demandas complexas dos mercados de trabalho, o que prejudica a competitividade e o desenvolvimento do país. Parece algo lógico falar que as novas gerações impõem novas formas de ensino. Mas osprofessores resistem, insistindo em métodos que aprenderam quando eles próprios eram alunos.
Esse é um conflito bastante atual entre docentes e discentes, mas que precisa de um diagnóstico mais extenso para que soluções possam ser discutidas. E é claro que as reflexões abaixo se aplicam a algumas faculdades, não valendo para todo e qualquer curso. Mas, em particular, acredito que elas são bem reais everdadeiras para os cursos de ciências sociais aplicadas.
Primeiro, o que mudou? O professor era a fonte principal de informação para os alunos, numa época em que o acesso a dados era algo custoso. Daí, portanto, o método de ensino e a respectiva avaliação serem baseados em exercícios valorizando, sobretudo, a capacidade de memorização do aluno. Hoje, ele (o professor) não é páreo para a quantidadede dados a que um aluno tem acesso. E nem poderia ser. Os alunos acompanham as aulas verificando as informações em tempo real, usando, para tanto, internet wi-fi em sala, constantemente usando smartphones, acessando facebook e google.
A memorização tornou-se um exercício, se não impossível,pouco útil para uma sociedade que tem um acesso brutal a informações a um custo baixíssimo. O aluno, depoisda prova, simplesmente esquece o tanto que decorou para poder passar na prova. O desafio é, portanto, processar informações e não memorizá-las.
E como solucionar esse problema? Não há fórmula mágica, mas o professor não pode ter resistência ao novo. Precisa entender que a interação com os alunos é a solução para prepará-los para os desafios contemporâneos, em que um profissional precisa serplural. O aluno precisa saber escrever de modo conciso e objetivo, falar bem em público, negociar e interagir, não importando qual o seu anseio profissional mais imediato.
Para tanto, o professor deve enfrentar a comum resistência a exercícios que estimulem raciocínio e que fujam de um modelo expositivo tradicional, em que o aluno assume uma postura sempre passiva (e, provavelmente, desinteressada,ao longo das horas). Ele precisa cativar o aluno, escolhendo matérias e métodos interessantes, inovando na forma de lecionar. O professor deve ainda ingressar no mundo dos alunos, encontrando formas de interação via redes sociais e blogs, que permitem novas ferramentas e possibilidades de ensino.
Será que os professores conseguirão vencer esse desafio?
MÉTODO DE ENSINO INTUITIVO [1]

Ométodo de ensino intuitivo generalizou-se, na segunda metade do século XIX, nos países da Europa e das Américas, como principal elemento de renovação do ensino, juntamente com a formação de professores. Ficou conhecimento como o método do ensino popular por ser considerado, entre os educadores, como o mais adequado à educação das classes populares. As raízes históricas do ensino intuitivo vinculam-seao declínio do ensino escolástico e à ascensão dos preceitos da pedagogia moderna, preconizados por Bacon, Comenius, Rabelais, Locke, Condilac, Rousseau, Pestalozzi, Basedow, Campe e Froebel, entre outros. Em contraposição ao ensino livresco, o ensino intuitivo parte da premissa de que toda a educação deve começar pela educação dos sentidos. O método intuitivo, na definição de Buisson (1897, p. 9),“[...] é aquele que em todo ensino faz apelo a esta força sui generis, a este olhar do espírito, a este ímpeto espontâneo da inteligência em direção da verdade. Ele consiste não na aplicação de um ou outro procedimento, mas na intenção e no hábito geral de fazer agir, de deixar agir o espírito da criança em conformidade com o que nós chamávamos a pouco de instintos intelectuais”. Valorizando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aplicações das derivadas
  • Aplicações de derivadas
  • Aplicações da Derivada
  • Aplicações de derivada
  • Aplicações de derivada
  • Aplicações de derivadas
  • Aplicacões de derivadas
  • Aplicações de Derivadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!