aplicação terapeutica dos antibioticos monoclonais

Páginas: 22 (5479 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013


APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA: Imunologia



NOTA:____________
Assinatura da Professora:______________________________________
Assinatura da Coordenadora:__________________________________


















IMUNOLOGIA

APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS DOS ANTICORPOS MONOCLONAIS















I. INTRODUÇÃO

Anticorpos sãoproteínas plasmáticas relacionadas com a imunidade humoral. São normalmente produzidas pelo corpo como resposta às infecções por linfócitos B que são parte do sistema imune adaptativo pelo reconhecimento de antígenos. Eles reconhecem certas proteínas localizadas na superfície das células estranhas ou lesadas que são designadas por antígenos. Quando se ligam, este sinal é enviado a outras célulasno corpo, para matar a célula estranha / lesada.
Desde sua descoberta como componente principal da imunidade, os mecanismos de especificidade e alta afinidade de ligação entre antígenos e anticorpos fez com que pesquisadores aceitassem sua utilização como imunoterápicos.
A união antígeno – anticorpo ocorre quando um anticorpo encontra uma forma complementar, geralmente parte de uma moléculalivre ou ancorada na membrana celular. Um antígeno pode ter várias destas formas (epítopos) e ser reconhecido por anticorpos diferentes. Depois de um processo de diferenciação que envolve uma série de rearranjos genéticos, cada linfócito pode reconhecer um único epítopo. Ao encontrar o epítopo específico, o linfócito B prolifera, originando um clone de células secretoras de anticorpos. Cada linfócitopode ser capaz de reconhecer aproximadamente 108 epítopos diferentes, o que explica a eficiência da resposta imune.
Os anticorpos ocupam lugar de destaque na terapêutica de algumas doenças por causa de duas propriedades: especificidade e diversidade.
Esses anticorpos utilizados eram inicialmente policlonais, resultam da ativação de vários clones de linfócitos B, cada um dos quais reconhece umdos epítopos do antígeno. Não é possível cultivar separadamente os linfócitos porque estes sobrevivem pouco tempo in vitro; a obtenção do clone que sintetizem anticorpos específicos contra um único epítopo, isto é, monoclonais, só foi possível através do desenvolvimento da tecnologia de hibridomas.
Os anticorpos monoclonais diferenciam-se dos policlonais em vários aspectos; em vias gerais,formação de anticorpos monoclonais são superiores aos policlonais em relação a homogeneidade, constância, atividade específica e segurança. Foram encontradas imediatamente aplicações para estes, substituindo os policlonais.
A utilização deles com fins terapêuticos demorou muito mais que o esperado. Sendo produzido por células de camundongo ou rato, são reconhecidos como estranhos quando injetados nohomem, lesionando os rins; a fim de evitar isso, começaram ser elaborados anticorpos monoclonais quiméricos (33% proteína animal) e humanizados (10% de proteína animal). Estes conservam parte da sequência animais, especialmente nas partes que reconhecem o antígeno, sendo o restante da molécula substituída por seuqências humanas. Ultimamente, com a obtenção de anticorpos monoclonais humanos mediantetécnicas de engenharia genética, se abriram novos caminhos para o diagnóstico e tratamento de doenças.



Anticorpo monoclonal



Representação esquemática da molécula de anticorpo e seus principais fragmentos.


Esquematização de processos de humanização de imunoglobulinas.


II. HISTÓRICO E DESENVOLVIMENTO DOS ANTICORPOS MONOCLONAIS

Paul Ehrlich, bacteriologista alemão, no início doséculo XX, propôs um modelo no qual o fármaco é ligado a um transportador específico exibindo sua atividade farmacológica apenas no tecido alvo, assim, os efeitos indesejáveis resultantes da sua ação em outros tecidos seriam largamente diminuídos, enquanto o aumento da sua eficiência permitiria o decréscimo da dose administrada; esse modelo ficou conhecido como “Bala Mágica de Ehrlich”....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aplicação terapeutica do uso da maconha
  • Terapêutica com antibióticos e quimioterápicos em medicina veterinária
  • Antibióticos
  • antibioticos
  • Antibioticos
  • Antibióticos
  • Antibioticos
  • Antibioticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!