Aplicação Financeira; Avaliação de Estoques; Princípio da entidade e competência; Legislação contábil

Páginas: 5 (1060 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade é crucial para o crescimento de uma empresa, pois sem ela não teríamos como desenvolver nossas atividades de acordo com as leis vigentes e não saberíamos administrar nossas finanças, no decorrer do trabalho ficam expostas algumas dicas que como administrar os negócios sem sair no prejuízo, respeitando assim o código de ética do profissional sem transgredi-lo. Tendocomo objetivo transmitir informações a seus usuários a caráter de natureza econômica, financeira, física com relação à entidade.



2 DESENVOLVIMENTO
Segue abaixo um dos pontos também importantes para um processo contábil, com o objetivo de orientar os sócio e administradores. Tendo como seus usuários internos os sócios e administradores e os usuários externos bancos, clientes, etc.
2.1APLICAÇÃO FINANCEIRA
É onde a empresa inicia suas atividades, tendo como a aplicação inicial seu Ativo, sendo ele seus bens e direitos, móveis, imóveis, caixa, capital investido pelos sócios (Patrimônio Líquido), Ativo é tudo aquilo que pode oferecer a empresa um benefício futuro, sendo ele de valor monetário. Como exemplo: compra do terreno onde ficará a empresa, compras dos equipamentos para atenderos clientes, como computadores, impressoras, mesas, móveis em geral para a empresa, sendo este um investimento inicial. Juros compostos é o atual sistema financeiro, pois oferece melhor rentabilidade se comparado com os juros simples, é onde os juros se acumulam, sendo assim juros sobre juros, rendendo mais lucros.

2.1.1 Avaliação de Estoques
O estoque se constitui no item mais importante doAtivo, então precisamos aprender a valorizá-lo para que no balanço patrimonial apresente o valor mais real possível, á duas maneiras de controlá-lo contabilmente, sendo elas:
Inventário periódico, onde as entradas de mercadorias são registradas, no fim de cada exercício, o custo de mercadoria vendida é apurado. Sendo assim o montante dos estoques determinado, por meio de uma contagem física dasmercadorias disponíveis, já que o saldo final do período anterior é o saldo inicial do período atual com a adição dos dois teremos o volume disponível para vendas, podendo ser apurado pela equação:

CMV=EI+C-EF

CMV=Custo de Mercadorias Vendidas
EI=Estoque Inicial
C= Compras
EF= Estoque Final

Inventário permanente, dentro desse sistema há um controle continuo sobre as entrada e saída dasmercadorias, onde consistem em contabilizar o valor do estoque vendido logo após a venda ter sido realizada, assim o estoque inicial (+) as compras e (–) o estoque vendido resultarão o estoque final em qualquer data. Evitando assim gastos excessivos para reposição de estoque.
Avaliação de ativos:
Considera-se “ativo” tudo que possa ser utilizado pela empresa para auxiliar a geração de resultadosdentro do prazo de sua vida útil. Mensurar é atribuir valores em quantidade numérica a um determinado objeto, ativo. Para uma avaliação ou mensuração de um ativo devem-se aplicar alguns conceitos básicos como: Objetividade, confiabilidade, oportunidade, precisão, exatidão e acurácia, sendo o objetivo de dar valores e explicações de fácil entendimento, tendo confiança aos dados publicados, namedida exata sem cair em subjetividade. A duas formas para a avaliação de ativo sendo elas valores de entrada e valores de saída, conforme abaixo:
Valores de entrada: valores correntes para aquisição de um bem para a empresa podendo ser vendido ou para o próprio uso da empresa. Exemplos de valores de entrada:
Custo histórico – é o valor original da transação, o quanto custou para a empresa adquiriro um ativo.
Custo histórico corrigido – é o valor original do bem com a correção de um indicador oficial de inflação.
Custo corrente – mensuração do ativo pelo valor presente.
Custo corrente corrigido – valor que o bem presente sendo corrigido por um indicador de inflação.
Valores de saída: valores que custará a empresa no ato de venda de suas mercadorias. Exemplos de valores de saída:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principios da competência e da entidade
  • Princípio da Competência Contábil
  • Princípio da Competência Contábil
  • entidade contabil
  • Principios da entidade
  • Princípio da entidade
  • principio da entidade
  • principios da entidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!