Aplicação dos 5 sensus em um depósito residencial

Páginas: 10 (2293 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
APLICAÇÃO DOS 5 SENSOS EM UM DEPÓSITO RESIDENCIAL

Alice Thormann
Katrin Krebs
Paula Kothe
Ricardo De Carli

RESUMO

O artigo a seguir relata o exercício de implantação da ferramenta gerencial “5S (5 Sensos)” feita por alunos do curso de Engenharia de Produção da UFRGS em algum espaço empresarial ou doméstico. A teoria aprendida em aula mostra que, com cinco etapas de trabalho, pode-semelhorar um ambiente qualquer em aspectos de organização e de higiene, além de educar aqueles que utilizam o espaço para que a ordem e o asseio sejam mantidos. O local escolhido foi um depósito residencial, que se situa na garagem de um dos integrantes do grupo. O trabalho foi realizado em três encontros, em que se aplicou o método dos cinco sensos.
Palavras-chave: 5S, depósito, método.

1.INTRODUÇÃO
O trabalho foi proposto pela professora Christine Nodari, na disciplina de Gerência da Qualidade da faculdade de Engenharia de Produção da UFRGS, visando à aplicação da ferramenta gerencial “5S”. O local escolhido para a realização da prática foi o depósito do apartamento de um dos integrantes do grupo, localizado na garagem do prédio. O estudo será relatado conforme as especificaçõesda orientadora, como listado a seguir:
- Referencial teórico
- Descrição da aplicação prática
- Conclusões sobre a atividade
- Referências
- Anexos

2. REFERENCIAL TEÓRICO
O método 5S surgiu no Japão há mais de cinqüenta anos, com o objetivo inicial de evitar desperdícios e melhorar relacionamentos, facilitando as atividades e acesso aos recursos disponíveis em um ambiente de trabalho.Porém, a simplicidade do conceito permite que os cinco sensos sejam aplicados em outros locais e processos, como é o caso deste trabalho. A sigla “5S” provém das iniciais das cinco palavras japonesas que seguem abaixo:

1) Seiri – senso de utilização. A utilidade de todos os itens encontrados em um determinado ambiente é avaliada, havendo o descarte daqueles julgados desnecessários. Em poucaspalavras, é separar o útil do inútil, eliminando o dispensável.
2) Seiton – senso de organização. Todos os objetos remanescentes do primeiro senso são realocados de acordo com as necessidades dos trabalhadores, facilitando o seu uso e manuseio. Sucintamente, significa colocar cada utensílio em seu devido lugar.
3) Seiso – senso de limpeza. Toda sujeira é eliminada, assim como suas causas.Ou seja, o mais importante é não sujar e manter o ambiente sempre limpo.
4) Seiketsu – senso de saúde e higiene. Com os três primeiros sensos previamente aplicados, criam-se condições favoráveis à saúde física, mental e ambiental, padronizando comportamento e valores. Com este senso, o ambiente se torna mais humanizado e higiênico.
5) Shitsuke – senso da autodisciplina. Os benefíciosalcançados com os sensos anteriores devem ser mantidos, através da constante revisão dos padrões estabelecidos. Ou seja, deve-se tornar o exercício um hábito, transformando o 5S em um modo de vida.
Os benefícios que a aplicação efetiva do método 5S podem trazer ao local trabalhado são muitos, desde uma maior produtividade e redução de despesas até uma melhoria de qualidade e aumento de satisfação daspessoas envolvidas. Entretanto, deve-se ter consciência de que, apesar da simplicidade do conceito, a lógica dos cincos sensos pode ser trabalhosa, exigindo o empenho de todos os interessados. O quinto senso é o mais simples na teoria, contudo costuma trazer maiores dificuldades aos que aplicam o método na prática, devido ao baixo grau de comprometimento dos participantes à medida que o tempopassa.
Aqui na seção de referencial teórico, devem vir indicados as fontes que serviram de apoio para a redação dos parágrafos. Se o texto aqui estiver tal e qual está na fonte consultada, este deve aparecer entre aspas

3. DESCRIÇÃO DA APLICAÇÃO PRÁTICA
O local escolhido para a realização do trabalho foi o depósito do apartamento de um dos integrantes do grupo (Alice), localizado na garagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Penhora de dinheiro em depósito ou aplicação financeira:
  • Grupo 5 Sistema De Deposito E Reembolso
  • Aplicação de Microcontrolador em Sistemas Automação Residencial
  • aplicação do 5 s base
  • Aplicação dos 5’s em estabelecimento escolar
  • Aplicação em espaços internos (residenciais, escritórios, comerciais e públicos).
  • Aplicação do CDC nos contratos de locação de imóvel residencial urbano
  • Evento Kaizen: aplicação 5’S e “Milk-Run”.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!