Aplicação do Hedge Accounting

Páginas: 9 (2237 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
RESUMO

A volatilidade da moeda brasileira no mercado é uma questão que preocupa empresas brasileiras que possui clientes no exterior, pois uma desvalorização na moeda impacta diretamente o caixa da empresa. Empresas de agricultura, que trabalham com safras, também estão suscetíveis à variação do mercado.
Visando minimizar o impacto do mercado no balanço de empresas é realidade a utilizaçãode instrumentos financeiros para proteção. Neste estudo, primeiramente, serão abordados conceitos iniciantes relacionados a hedge bem como, análise sobre as normas IAS 39 e CPC 38 que abordam tal assunto e também como se dá a sua contabilização nos padrões brasileiros.
O presente trabalho busca demonstrar com um estudo de caso a utilização de derivativos financeiros como instrumento de proteçãocambial, a aplicação do hedge accounting, os principais tipos de derivativos, e como sua aplicação pode proteger o balanço de uma empresa metalúrgica.

Palavras-chave: Derivativos. Hedge Accounting. Contabilização de Derivativos.







SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5
1.1 PROBLEMA 5
1.2 OBJETIVOS 6
1.2.1 Objetivo Geral 6
1.2.2 Objetivos Específicos 6
1.3 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO 7
1.4RELEVÂNCIA DO ESTUDO 7
1.5 ORGANIZAÇÃO DO PROJETO 8
2 REVISÃO DA LITERATURA 9
2.1 Derivativos 9
2.2. Hedge Accounting 9
3 Proposição 12
4 MÉTODO 13
5 RESULTADOS ESPERADOS 14
6 CRONOGRAMA 15
7 ORÇAMENTO 16
REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

A notável oscilação do mercado financeiro obriga as empresas a buscarem meios de proteção dos seus resultados para minimizar estes impactos. Empresas comclientes fora do país, agricultores e pecuaristas são os principais clientes deste tipo de estratégia. Claramente, uma empresa que possui um cliente em moeda estrangeira e não opera com proteções cambiais se beneficia com a alta do dólar, por exemplo, pois sua previsão de caixa irá aumentar com relação ao planejado. Mas, no caso inverso, de queda do dólar, o caixa da empresa também seráimpactado.
Em Agosto/2013, o dólar chegou a bater a casa dos 2,45 (maior alta do dólar desde dezembro de 2008) e caso se mantivesse neste patamar, poderia levar uma empresa que possui dividas atreladas a esta moeda e sem qualquer proteção cambial à falência. Uma vez que esta empresa, precisaria desembolsar mais reais para pagar seus compromissos em dólar.
A aplicação de hedge (tradução livre paraproteção) propõe a neutralização da variação e impacto do mercado financeiro num ativo ou passivo que compensariam, em sua forma perfeita, o ganho ou a perda dependendo da condição do mercado.
A utilização destas estratégias financeiras leva a empresa à possibilidade de aplicação do hedge accounting, as regras inerentes a este processo são fundamentadas através da norma internacional IAS (InternacionalAccounting Standard) 38 e 39 e nacionalmente pelos CPC 38, 39 e 40 (Comitê de Pronunciamento Contábil).




1.1 PROBLEMA

Crises no mercado financeiro que impactam a economia, como a de 2008 com a crise hipotecária iniciada nos Estados Unidos, onde os investidores ao tirar seu dinheiro de circulação estagnaram a economia e trazem preocupação constante aos mercados financeiros. Nestecenário, empresas brasileiras podem enfrentam crises devido à variação cambial.
Coincidentemente, no Brasil, publica-se a Lei 11.638/07, que altera a Lei 6.404/76 e, em resumo, busca a convergência das normas brasileiras às internacionalmente aceitas. Além disso cria a Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que emitirá, entre outros, os Pronunciamentos Técnicos 38, 39 e 40 sobre os instrumentosderivativos e como serão reconhecidos em nossa contabilidade. Até então, os derivativos não eram evidenciadas nas demonstrações financeiras do país, devido à falta de regra firme (DARÓS; BORBA 2005).
Este estudo pretende elucidar os impactos e benefícios da adoção de tais instrumentos financeiros como instrumento de proteção cambial e a aplicação da contabilidade de hedge regida pelas normas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instrumentos financeiros derivativos: hedge (hedge accounting)
  • hedge
  • hedge
  • HEDGE
  • Hedge
  • Hedge
  • Hedge
  • Hedge cambial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!