Aplicação de um selo de certificação ambiental para condomínios sustentáveis na zona costeira: O selo LLED aplicado para o desenvolvimento de bairros

Páginas: 43 (10606 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI


















APLICAÇÃO DE UM SELO DE CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PARA CONDOMÍNIOS SUSTENTÁVEIS NA ZONA COSTEIRA: O SELO LEED APLICADO PARA DESENVOLVIMENTO DE BAIRROS.







ERICKA YORRANY DIAS DE OLIVEIRA

Orientador:
POLETTE, Marcus


GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

GRANDE ÁREA:
Ciências Sociais AplicadasÁREA/SUBÁREA:
Planejamento Urbano e Regional
Técnicas de análise e avaliação urbana e regional

RESUMO: 

O litoral catarinense pode ser considerado como uma das áreas mais atrativas para o turismo no cenário nacional. A qualidade da paisagem levou nos últimos anos a um intenso processo de ocupação de terrenos a beira mar, sendo que na maioria das vezes estes não se estabeleceram de forma planejadaobedecendo a critérios construtivos que pudessem legar uma integração entre o meio natural e o construído. As certificações ambientais surgiram nos últimos anos como uma forma de prover qualidade ambiental para os mais diversos sistemas. No entanto poucas ainda são as certificações dirigidas exclusivamente ao ambiente urbano, sendo que estas poderiam estabelecer parâmetros de moradia, trabalho,lazer, circulação e meio ambiente para ruas e bairros auxiliando assim na tomada de decisão em rumo à sustentabilidade, especialmente considerando as mudanças climáticas globais. Frente a fragilidade inerente da zona costeira, programas de certificação ambiental urbana se mostram ainda mais urgentes, visto que a demanda existente para a ocupação destas áreas se mostram cada vez mais rápida o queexige regras de uso que podem ser inclusive inseridas nos Planos Diretores municipais. A presente proposta busca entender a aplicação de um sistema de gestão ambiental baseado no sistema LEED ND- Leadership in Energy and Environmental Design para bairros em um condomínio costeiro situado no litoral de Santa Catarina (LEED 2009 para Desenvolvimento de Bairros). Para isso foi escolhido o bairro deQuatro Ilhas no município de Bombinhas. Foram analisados os seguintes itens: Localização Inteligente e Conexões; Desenho do bairro, Infraestrutura Verde e Edificações, Inovação e Processo de Projeto. Destaca-se que o item créditos regionais não foram considerados. Como resultado verificou-se que o selo de certificação se adéqua à realidade costeira, no entanto este deve ser adaptado especialmente nosparâmetros de natureza ambiental, visto que os existentes são demasiadamente genéricos. A contribuição do presente trabalho está em entender a eficácia do Programa LEED para a gestão de um bairro costeiro, assim como analisar os critérios adotados no sistema de indicadores ambientais. A certificação ambiental nos empreendimentos sustentáveis é um segmento da indústria da construção em diversospaíses, pois, utiliza elementos de interesse do mercado, da sociedade e dos governos para a adoção de construções verdes, integrando o empreendimento de forma harmoniosa com o seu entorno. O desafio para os empreendimentos estabelecidos na zona costeira está em estabelecer um processo de integração entre conservação e desenvolvimento de tal forma que possa haver uma governança adequada entre osempreendedores da construção civil e setor imobiliário por meio da incorporação de conceitos de sustentabilidade nas práticas do dia-a-dia.

Palavras-chave: Selo LEED ND, certificação ambiental para condomínios costeiros, Bombinhas, Cidades Costeiras, Urbanização, Sustentabilidade.

1. Introdução

A tríade turismo, construção civil e setor imobiliário têm realizado transformações impressionantesna paisagem do litoral de Santa Catarina, no entanto na maioria das vezes existe uma visão negativa como estes têm atuado sobretudo pela falta de critérios socioambientais amigáveis que poderiam ser estabelecidos por critérios estimulados por um sistema de certificação ambiental. A certificação ambiental surge assim como uma forma de incrementar e eficiência e efetividade dos processos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Certificação ambiental-selo leed e aqua
  • Certificação: selo município verde. “a importância do programa selo município verde para o desenvolvimento...
  • Selos certificação
  • Problemática de Consumo
  • rótulos ambientais e selos verdes
  • Selos ambientais e FSC
  • Risco ambiental como critério de gestão do território: uma aplicação à Zona Costeira Brasileira
  • Selos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!