APLICAÇÃO DE RECURSOS MANUAIS NO TRATAMENTO DE LOMBOCIATALGIA

Páginas: 18 (4453 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
APLICAÇÃO DE RECURSOS CINESIOTERAPÊUTICOS NO TRATAMENTO DE LOMBALGIA – REVISÃO DE LITERATURA
Geazy Barbosa de Aquino1,
geazy.aquino@hotmail.com
Instituição de Ensino Superior Estácio-FaSe, Aracaju – Sergipe – Brasil.
RESUMO:
INTRODUÇÃO: A lombalgia é definida como qualquer dor na região lombar, de origem muscular ou vertebral, podendo ser súbita ou de inicio insidioso e com pioragradativa. É classificada em dor aguda, subaguda e crônica. Um dos fatores desencadeantes da lombalgia é a inatividade da musculatura paravertebral, levando a uma desestabilização da coluna. As lombalgias não possuem etiologia bem definida, podendo estar relacionadas com a perda da mobilidade da coluna lombar, bem como, pela redução da velocidade com que estímulos diversos realizados na coluna chegam aocórtex centra. lSegundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dor lombar é considerada como um problema de saúde pública mundial atingindo cerca de 80% da população sendo responsável pelo maior número de morbidade e incapacidade no mundo. OBJETIVO: Verificar e comparar quais os recursos fisioterapêuticos mais eficazes no tratamento das lombalgias a fim de reduzir ou abolir o quadro álgico.METODOLOGIA: Foi realizada busca de artigos relacionados ao tema em bancos de dados, tais como Scielo, Lilacs, PubMed e NCBI no período de agosto de 2012. Foram utilizados 19 artigos que elucidavam formas de tratamento fisioterápico nas algias lombares, além de 6 livros e 5 trabalhos de conclusão de curso. RESULTADOS/DISCUSSÃO: CONCLUSÃO: Confirmou-se que o emprego de técnicas como a mobilização neural, ométodo isostretching e o auto-alongamento contribuem para a diminuição da dor, melhora da mobilidade articular, favorecem o fortalecimento e o relaxamento da musculatura paravertebral, e com isso, ocorre a melhora da qualidade de vida daqueles que são acometidos com os sintomas das lombalgias.
Palavras-Chave: lombalgia, fisioterapia, recursos fisioterapêuticos.

1 INTRODUÇÃO
Segundo aOrganização Mundial de Saúde (OMS), a dor lombar é considerada como um problema de saúde pública mundial atingindo cerca de 80% da população (ALVARES, FERRARETO, FORNASARI, 2009, p.1). Danielli et al. (2009, p.97) ainda afirmam que esse tipo de acometimento é o responsável pelo maior número de morbidade e incapacidade a nível mundial. Outros autores constataram em seus estudos que a dor lombar é a doençamais comum no mundo industrializado, acometendo entre 50% a 80% da população (PIRES, DUMAS, 2008, p.160; DANIELLI et al., 2009, p.97; HELFENSTEIN JÚNIOR, GOLDENFUM, SIENA, 2010, p.583; COSTA et al., 2012, p.1).
É uma disfunção que acomete ambos os sexos, mas com prevalência no sexo feminino na idade entre 22 e 45 anos (PIRES, DUMAS, 2008, p.160) Atualmente, a lombalgia tem sido um dasprincipais causas de absenteísmo no trabalho, e a segunda causa na procura por assistência médica decorrente de doenças crônicas. Pires e Dumas (2008, p.160) afirmam que as afecções lombares acometem mais mulheres, na faixa etária entre 22 e 45 anos.
Durante e Vasconcelos (2009, p.84), acerca da lombalgia, expõem que:
pode ser definida como um processo doloroso da coluna lombar de origens variadas comodistensão muscular, pontos-gatilho miofasciais, alterações nas articulações ou discos intervertebrais, além de disfunção das articulações sacroilíacas.
Para Barbosa, Kanno e Silva (2007, p.160) a lombalgia é “qualquer” dor na região lombar, de origem muscular ou vertebral, podendo ser súbita ou de inicio insidioso e com piora gradativa, enquanto que para Ferreira e Nakano (2001, p.96) a lombalgiaé toda condição de dor, dolorimento ou rigidez localizada na região inferior do dorso, numa área situada entre o ultimo arco costal e a prega glútea.
As algias lombares podem ser classificadas de acordo com o tempo em que se instalam, se é de procedência muscular e ligamentar, se é no sistema de mobilidade e estabilidade da coluna e se procede do disco intervertebral (ALVARES, FERRARETO,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aplicacao da cafeina em tratamentos estéticos
  • Manual de aplicação da marca
  • Manual de aplicação 5s
  • Manual aplicação wisk iii
  • Manual de aplicação teste bender
  • Manual aplicação de tintas adesivas
  • Manual de Tratamento de tricologia
  • TERAPIA MANUAL NO TRATAMENTO DA CERVICALGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!