Aplicação de correntes.

Páginas: 8 (1875 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
APLICAÇÕES DE CORRENTE


1. TRANSMISSÕES POR CORRENTES


1.1 - Introdução

As correntes fazem parte das transmissões flexíveis, juntamente com as
correias, apresentam menor capacidade de absorção de choques em virtude de sua constituição.
Ela é aplicada em locais em que a transmissão através de engrenagens ou
correias, não sejam possíveis.
Também quando houver a necessidade deacionamento de vários eixos por um único eixo motor. Neste caso torna-se de fundamental importância que todas as rodas dentadas pertençam a um mesmo plano.
As correntes de rolos são as mais utilizadas, tanto para transmissão de potência como para esteira transportadora. São fabricadas com diversos elos sendo cada um deles composto de placas, roletes, grampos, anéis e pinos.
A corrente se acopla asengrenagens motora (pinhão) e movida (coroa) que transmitem o movimento. Os dentes das engrenagens se acoplam com os roletes rotativos, onde o desgaste é reduzido, pois acontecem contatos do tipo deslizante e rolante. Estas correntes estão disponíveis em diversas formas padronizadas e materiais, tais como aço, plásticos (para autolubrificação) e aço inox. Permitem velocidades de até 11 m/s, porém afaixa recomendada é de 3 a 5 m/s.
As correntes sem roletes,são compostas apenas por placas laterais e pinos maciços. Aumentando-se o número de placas laterais pode-se obter maiores capacidades de carga. Normalmente são utilizadas para elevar ou abaixar pequenas cargas, tais como: máquinas de elevação até 20T e com pequena altura, portões e transmissão de pequenas potências em baixas rotações. Arelação de transmissão máxima recomendada é de 1:10 e a velocidade máxima recomendada de 0,5 m/s, devido ao grande desgaste das placas laterais.



Características:



Transmitem grande quantidade de energia.
Muito utilizado em sistemas “pesados”.
Possuem bom sincronismo, devido as engrenagens e pinhões.
Possuem bom rendimento: 0,95 a 0,99 (quando bem dimensionados).
Não há aocorrência de deslizamento.
Adequada para grandes distâncias entre eixos.
Opera em condições severas de operação (correias são inadequadas sob umidade, alta temperatura ou ambiente agressivo).
Possui longa vida útil se bem selecionadas ou dimensionadas.
Sofrem desgaste devido a fadiga e a tensão superficial.
Geram ruídos, choques e vibrações.
Demanda lubrificações.
Opera em situações demenor velocidade.
São muito utilizadas em sistemas que necessitam de acionamento de vários eixos por um único eixo motor. Nesse caso, torna-se fundamental importância que todas as rodas pertençam a um mesmo plano.



Os conversores tipo paralelo têm como circuito básico de entrada um pré-amplificador e um latch, que atuam juntos em uma configuração de circuito comparador. Na saída doscomparadores é necessária a colocação de um circuito de codificação que irá receber os sinais dos comparadores e codificar o sinal de saída em código binário (ou “GRAY”).
A maioria das aplicações dos conversores A/D paralelo são no processamento de sinais de de alta freqüência, como sinais de vídeo, por exemplo, que necessitam de taxa de conversão da ordem de 5 a 50
MHz.
Como pode ser observado nafigura A.19.1, são necessários (23 – 1) 7comparadores com 7níveis de referência (steps) de voltagem. Todas as entradas dos comparadores são conectadas entre si e recebem a voltagem analógica de entrada simultaneamente. Para um determinado valor de Vin, todos os comparadores cuja voltagem de referência estiver abaixo deste irão para o nível baixo e os demais comparadores cuja voltagem de referênciaestiver acima irão para o nível alto.
Nas saídas dos comparadores, teremos o chamado código termômetro. A tabela A.19.1 mostra este código para um conversor de 3 bits.
Teoricamente a conversão A/D pode ser realizada em apenas um ciclo de clock, embora, na prática utilize-se normalmente 2 ciclos de clock, um para amostrar o sinal, comparar e reter o sinal e outro para completar a operação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • corrente
  • corrente
  • Correntes
  • Corrente
  • Corrente
  • Correntes
  • CORRENTES
  • Correntes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!