Aplicação de aula em excelência no atendimento

Páginas: 7 (1527 palavras) Publicado: 13 de janeiro de 2015
Centro universitário SENAC são paulo















ATUALIZAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO TEMÁTICA (ACT)













São Paulo
2014

























Parte 1: CONTEXTUALIZAÇÃO




apresentado como parte da avaliação da disciplina Avaliação e Contextualização Temática da Faculdade SENAC São PauloProfessor: André de Castro Cotti Moreira







SUMÁRIO



1-- ÁREA DE ATUAÇÃO, CURSO E DISCIPLINA

2-- HISTÓRICO DO CURSO DE HOTELARIA

2.1-- CENÁRIO ATUAL DO ENSINO SUPERIOR DE HOTELARIA

3-- A AULA DE EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO

4-- DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA HOTELARIA

5 – EMENTA

6—OBJETIVOS DA DISCIPLINA7—BIBLIOGRAFIA BÁSICA

8—BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

9—METODOLOGIA

10—CONTEÚDOS

11—JUSTIFICATIVA

BIBLIOGRAFIA












1 ÁREA DE ATUAÇÃO, CURSO E DISCIPLINA


O presente trabalho será criado tendo como base as seguintes informações: área de atuação: Turismo CAPES 61300004. Curso: Bacharel em Hotelaria. Disciplina: Excelência no Atendimento (Teórico e Prático – 3° ou 4°semestre.).

2 HISTÓRICO DO CURSO DE HOTELARIA.

Hotelaria é a área administrativa que cuida desde áreas de hospedagens como hóteis e resorts, até parques temáticos e tudo aquilo que engloba qualquer parte de ser hospitaleiro.
A hospitalidade como forma de diferenciação é algo bastante antigo, tendo seu destaque iniciado nas longas estradas romanas, os comerciantes percebiam que grande parte dosviajantes estavam a cavalo e ampliaram suas tabernas, incluindo quartos para pernoite e estábulos para os cavalos.
Atualmente muitas empresas começam a inserir serviços de hospitalidade para se destacarem no mercado globalizado. Com o aumento da exigência de novos serviços distantes do básico, o graduando em hotelaria consegue destaque.
No Brasil, segundo Rejowski (1996), os cursos voltados paraa área do turismo são iniciados em 1971, na instituição de ensino particular Faculdade de Turismo do Morumbi. Após isso, Trigo (1994) diz que outras faculdades também iniciaram os cursos de turismo, todos ainda particulares, como a Ibero-Americana em São Paulo em 1973 e a Faculdade da Cidade no Rio de Janeiro em 1974.
Carneiro (2002) porém, diz que o ensino da hospitalidade no Brasil teve seuinício em meados de 1950, com o curso profissionalizante de garçom oferecido pelo Senac. Em 1969 o Senac também adquiriu o Grande Hotel Àguas de São Pedro, cedido por comodato pelo governo para ser administrado como hotel-escola com fins didáticos-pedagógicos.
A primeira universidade a iniciar o curso de turismo, conforme Rejowski, também em 1973 foi a ECA (Escola de Comunicações e Arte) naUniversidade de São Paulo. Somente em 1978 que foi criado o primeiro curso de ensino superior em Administração Hoteleira, na universidade de Caxias do Sul
Somente em 2002 que o MEC criou as diretrizes curriculares para a graduação em hotelaria e turismo, tentando colocar um patamar uniforme nos cursos de hotelaria e turismo oferecidos pelo mercado.
Conforme verificado pelo ABDETH (AssociaçãoBrasileira dos Dirigentes de Escolas de Turismo e Hotelaria) o crescimento dos cursos de turismo e hotelaria tiveram um crescimento gigante. Segundo Ansarah (2002) existem mais de 250 escolas que oferecem o curso de turismo e cerca de 150 de hotelaria. Num período de 10 anos o crescimento de cursos de hotelaria foi de 1757% e de turismo 900%.

3 A AULA DE EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO.

A proposta daaula de excelência no atendimento visa aprofundar mais os alunos graduandos em bacharel em hotelaria, para reforçar o lado tanto humano quanto técnico. Nos primeiros semestres, após o aluno ser introduzido nas questões básicas do atendimento e da administração hoteleira, a aula de Excelência no Atendimento viria para identificar a melhor forma de atender cada hóspede/cliente de maneira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Excelencia no atendimento
  • Excelencia no atendimento
  • Excelência no atendimento
  • Excelencia no Atendimento
  • Excelencia no atendimento
  • Excelência no Atendimento
  • Excelencia em atendimento
  • Excelencia no atendimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!