Aplicação das energias alternativas

Páginas: 7 (1597 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
Pode-se dizer que após a Revolução Industrial as variantes energéticas e mecânicas mudaram consideravelmente. Embora isso seja bom, por outro lado, o uso desmedido do petróleo (fonte de energia mais utilizada desde a segunda Revolução Industrial), vem prejudicando nossa atmosfera e preocupando as autoridades. Algumas ONGs ao longo dos anos vêm avisando sobre os prejuízos da queimade combustível fóssil. Mas, como todos podem ver, eles foram ouvidos muito tarde. Hoje em dia há uma preocupação maior com o meio ambiente e com o uso de energias alternativas; não poluentes.
ENERGIA ALTERNATIVA: VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA TIPO
SOLAR
A energia solar é a energia produzida pelo Sol e é convertida em energia útil por seres humanos, quer para a produção de electricidadeou de calor algo (como as suas principais aplicações).
Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, para o seu potencial é ilimitado.
Para se ter uma ideia, em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos.
Uma outra forma de se exprimir esta imensa grandeza energética, basta dizer quea energia que a terra recebe por ano vinda do sol, representa mais que 15000 vezes o consumo mundial anual de energéticos.
15% da energia emitida pelo sol que chega a terra é refletida de volta para o espaço. Outros 30% são perdidos na evaporação da água a qual sobe para a atmosfera produzindo chuva.
A energia solar é também absorvida pelas plantas, pela terra e oceanos. A energia restante,para manter o equilíbrio energético do planeta, deve então ser emitida sob a forma de radiação térmica.
Considerando que a energia solar está disponível de forma absolutamente gratuita, pergunta-se por que é seu aproveitamento ainda é tão limitado? O problema é que a energia solar apresenta-se sob a forma disseminada e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer instalações complexase dispendiosas.
O aproveitamento da energia solar poderá em teoria e a longo prazo tornar-se como a grande solução para todos os problemas energéticos da nossa sociedade, apesar de todas as vantagens aparentes possui também desvantagens no decorrer do seu aproveitamento.
.
Vantagens da energia solar:

A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dosequipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controlo existentes atualmente.
As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
A energia solar é excelente em lugares remotosou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria natransmissão.
Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia,Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia Alternativas
  • Energia alternativa
  • Alternativa De Energia
  • Energias Alternativas
  • Energia alternativa
  • Energia Alternativa
  • Energias Alternativas
  • Energia alternativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!