Aplicação da teoria das relações humanas

Páginas: 6 (1363 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2012
Aplicação da Teoria das Relações Humanas em uma instituição financeira baseada nos estudos de George Elton Mayo
Este estudo tem como objetivo retratar a aplicação da teoria das relações humanas, apresentada por George Elton Mayo na década de 30, em uma instituição financeira que tinha como objetivo aumentar significativamente os seus resultados na venda de crédito pessoal através do Call Center.Uma instituição financeira identificou, após estudar o comportamento dos consumidores e o cenário econômico da época, a possibilidade de aumentar em 20% os seus resultados na oferta de crédito pessoal pelo Call Center. Até então, esta área já havia passado por grandes mudanças que impactaram diretamente os seus funcionários, como a inclusão de metas mais agressivas na venda de cartões decrédito, seguro prestamista (seguro de prestações) e o próprio aumento das metas de crédito pessoal.
Neste momento o grande desafio da instituição é como fazer que esta área produza 20% a mais garantindo o nível de serviço sem se desprender de recursos financeiros para isso, já que a remuneração de seus funcionários é 180% maior que a oferecida pelo mercado.
Baseando-se na Teoria das relações Humanas de1930 foi criado um plano de ação.
Teoria das Relações Humanas no Trabalho:
George Elton Mayo foi um cientista social australiano responsável pelo ensaio teórico que se fundamentava na necessidade de democratização e humanização que tinha por objetivo primordial analisar a rotação do pessoal (turnover), a fadiga, os efeitos das condições físicas do trabalho sobre os empregados e os acidentes.Esse experimento foi um movimento de resposta antagônica à abordagem clássica da Administração, vista pela classe operária e pelos sindicatos como a grande vilã, pois explorava o trabalhador e enaltecia os donos de fábrica.
A teoria das relações humanas baseou-se em grande parte nos experimentos de Elton Mayo que foram iniciados em Hawthorne, pela Western Eletric Company, e terminados no final dadécada de 1930, sob a supervisão de Elton Mayo. Fundamentada no princípio de que a remuneração não era o fator crucial para motivar os empregados a conseguir resultados mais elevados, esta teoria presumia que era necessário manter o “moral” do pessoal elevado e, para isso, o importante era manter um ambiente agradável e humano na organização, boas condições de trabalho, além da remuneração adequada.Conforme foram sendo feitas as experiência através desses estudos, muitos resultados foram obtidos e mostraram que além da remuneração e das condições de trabalho, algo mais importante influenciava a produtividade.
Os especialistas em produtividade “sabiam”, na época, que a melhor forma de aumentar a produção seria encontrar a medida ideal de luminosidade, temperatura, ventilação e a altura dabancada de produção, entre outras condições ambientais, e estimular as pessoas por meio da remuneração. Assim formaram na Western Eletric um grupo experimental para o qual seriam melhoradas as condições de trabalho e, ao mesmo tempo, um grupo de controle, para o qual essas condições seriam mantidas inalteradas. (LACOMBE E HEILBORN, 2003 p. 318)

A teoria humanista não tinha como foco aestrutura formal, a sua atenção era voltada para a organização informal, o conjunto de relações sociais não previstas em regulamentos e organogramas, isto é, relações extra-oficiais, espontâneas ou paralelas à hierarquia formal.
Mais adiante, os estudiosos viram que não era permitido constatar a hipótese de que os empregados satisfeitos eram mais produtivos do que os insatisfeitos. Não havia diferençascomprovadas em relação ao nível de satisfação entre os grupos de trabalho de alta e baixa produtividade.
Depois, de muitas experiências nesse tipo de abordagem, os estudiosos decidiram voltar às condições iniciais e imaginaram que a produção reduziria em nível drástico, porém o resultado obtido surpreendeu a todos e pode comprovar que na verdade os funcionários não estavam interessados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aplicação da teoria das relações humanas nas organizações
  • Evidências de aplicação das teorias da administração científica à teoria das relações humanas
  • Evidências de aplicação das teorias da administração científica à teoria das relações humanas
  • Evidências de aplicação das teorias da administração científica à teoria das relações humanas
  • Teoria das relações humanas
  • Teoria das relações humanas
  • Teoria das relaçoes humanas
  • Teoria das relações humanas e comportamentais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!