Aplicação da mecânica na produção industrial brasileira

Páginas: 6 (1367 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2012
TRATAMENTO DE ÁGUAS

O tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. Isso porque a água sempre contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como microorganismos e sais minerais, necessitando, pois, de tratamento para removeras impurezas que podem ser prejudiciais ao homem e evitando a transmissão de doenças.
O tratamento da água varia conforme a sua captação. Se ela for em águas subterrâneas de poços profundos, geralmente dispensa tratamento, pois essas águas são naturalmente filtradas pelo solo e, como não estão expostas, não foram contaminadas, logo também não apresentam sólidos em suspensão. Necessitandoapenas de uma desinfecção com cloro. Já para as águas captadas na superfície é necessário um tratamento especial.

CAPTAÇÃO DE ÁGUA
Antes de todas as etapas do tratamento de água é necessário iniciar com uma captação de água adequada. Começamos pela seleção da fonte abastecedora de água que é um processo importante na construção de um sistema de abastecimento.
Deve-se, por isso,procurar um manancial com vazão capaz de proporcionar perfeito abastecimento à comunidade, além de ser de grande importância a localização da fonte, a topografia da região e a presença de possíveis focos de contaminação. A captação pode ser superficial ou subterrânea.
A superficial é feita nos rios, lagos ou represas, por gravidade ou bombeamento. Se por bombeamento, uma casa de máquinas éconstruída junto à captação. Essa casa contém conjuntos de moto-bombas que sugam a água do manancial e a enviam para a estação de tratamento.
A subterrânea é efetuada através de poços artesianos,  perfurações com 50 a 100 metros feitos no terreno para captar a água dos lençóis subterrâneos. Essa água também é sugada por moto-bombas instaladas perto do lençol d’água e enviada à superfíciepor tubulações. A água dos poços artesianos está, em sua quase totalidade,  isenta de contaminação por bactérias e vírus, além de não apresentar impurezas.

TRATAMENTO DA ÁGUA DE CAPTAÇÃO SUPERFICIAL

Cada etapa do tratamento da água de captação superficial pode representar um obstáculo à transmissão de doenças. O grau e o tipo de tratamento pode ir de uma simples desinfecção até umtratamento mais complexo, dependendo das condições do manancial que vai ser utilizado, sendo esse manancial superficial sujeito a contaminações. Esse tratamento é composto por oito fases: Oxidação; Coagulação; Floculação; Decantação; Filtração; Desinfecção; Correção de pH e Fluoretação, descritos abaixo.
• Oxidação.
O primeiro passo é oxidar os metais presentes na água, principalmente o ferro eo manganês, que normalmente se apresentam dissolvidos na água bruta. Para isso, injeta-se cloro ou produto similar, pois tornam os metais insolúveis na água, permitindo, assim, a sua remoção nas outras etapas de tratamento.
• Coagulação.
É realizado por meio da adição de Cloreto Férrico e tem a finalidade transformar as impurezas da água que se encontra em suspensão fina em estado flocose facilitando a sua remoção.
Inicialmente, são adicionadas no canal de entrada da ETA a solução de Cal Virgem e o Cloreto Férrico. Em seguida a água é encaminhada para o tanque de Pré-Floculação para que o coagulante e o cal virgem se misturem uniformemente no líquido, agindo assim de uma forma homogênea e efetiva.
• Floculação.
Na floculação, a água já coagulada movimenta-se,através de agitação mecânica, de tal forma dentro dos tanques que os flocos misturam-se, ganhando peso, volume e consistência, possibilitando que os flocos se agreguem com os sólidos em suspensão, permitindo assim uma decantação mais rápida.
• Decantação.
Consiste na remoção de partículas em suspensão mais densas que a água por ação da gravidade.
Para uma maior eficiência, o percurso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aplicação da mecânica na produção industrial brasileira
  • Alelopatia entre fungos e produção de compostos com aplicação industrial
  • Prebióticos e sua aplicação industrial na produção de bebidas mistas
  • Mecanica industrial
  • Mecanica industrial
  • Mecanica industrial
  • Mecânica industrial
  • mecanica industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!