Aplicação da matematica financeira

Páginas: 8 (1931 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
FESBH Professor: Dario Alexandre

Disciplina: Gestão de Processos


Cadeia de valor

O conceito de agregação de valor através da realização das atividades primárias e secundárias completa a análise competitiva proposta por Porter. Não se pode entender a vantagem competitiva sem analisar a empresa como um todo.

A cadeia de valor identifica asatividades, funções e processos de trabalho que a organização deve levar a cabo no projeto, produção, comercialização, entrega e apoio de um produto ou serviço.

Descrição das atividades na cadeia de valor

Atividades primárias – logística de entrada: atividades associadas ao recebimento, armazenamento e distribuição de insumos / operações: transformação de insumos no produto final, usinagem,embalagem, montagem, manutenção de equipamentos, teste, impressão e instalações / logística externa: armazenagem de produtos acabados, manuseio de material, operação de entrega, processamento de pedidos e programação / marketing e vendas: publicidade, promoção, vendas, cotação, seleção de canal, relacionamento no canal e definição de preços / serviços pós-venda: instalação, reparo, treinamento,fornecimento de peças de reposição e ajustes no produto.

Atividades secundárias – compras: aquisição de matéria-prima, suprimentos, máquinas, equipamentos e instalações físicas / pesquisa e desenvolvimento: melhoria de produto/processo, pesquisa, desenvolvimento e projeto de produtos / gerenciamento de RH: recrutamento, contratação, treinamento, desenvolvimento e remuneração de pessoal / infra-estruturada empresa: gerência geral, planejamento, finanças, contabilidade, gestão da qualidade etc.

A cadeia de valor e o desempenho de cada atividade refletem a história da organização, a definição e a implementação de sua estratégia genérica, bem como os fundamentos econômicos de sua atividade como um todo. A proposta de Porter para a estratégia no século XXI baseia-se na análise da cadeia de valorcomo um sistema de atividades.


Objetivos e plano de ação


Serão apresentadas as principais características dos objetivos e os fatores relacionados à sua definição e implementação. Definem-se os objetivos, com isso, será conhecida a ferramenta GUT (gravidade / urgência / tendência), que ajuda a priorizar os objetivos. Será apresentado como os objetivos se relacionam com diversos pontos deanálise da gestão estratégica competitiva. Para melhor compreensão do processo de desdobramento dos objetivos, serão desenvolvidos os conceitos para formulação do plano de ação.


Objetivos

Passada a etapa de análise do contexto de negócios da organização, tem-se a etapa de definição dos objetivos, tomando por base não só os desafios atuais, mas também aqueles já identificados para ospróximos cinco ou dez anos. Essa etapa é considerada uma das mais clássicas da metodologia. Os objetivos são resultados quantitativos e qualitativos a serem alcançados num determinado prazo, de acordo com os principais referenciais estratégicos da organização: as diretrizes estratégicas, a análise ambiental e o estudo de cenários.
Os objetivos podem ser classificados segundo a sua natureza, prazo eforma. Quanto à natureza, os objetivos podem ser gerais e específicos. Os primeiros dizem respeito a toda organização, cabendo a alta administração a tarefa de definí-los. É a partir desses objetivos gerais que cada nível intermediário identifica e define seus objetivos específicos, ou metas, segundo alguns autores.
Quanto ao prazo, os objetivos podem ser de longo, médio e curto prazos. O objetivo alongo prazo é o de maior abrangência, também denominado objetivo geral. Os objetivos a médio prazo derivam do desdobramento do objetivo a longo prazo em objetivos de menor abrangência e prazos intermediários. Os objetivos a curto prazo, também designados como metas, correspondem à decomposição dos objetivos de médio prazo em atividades a serem cumpridas num breve espaço de tempo, no cotidiano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A aplicação da matemática financeira
  • A aplicação da matemática financeira
  • A Aplicação da Matemática Financeira
  • Áreas de aplicação da matemática financeira
  • A Aplicação de Matemática Financeira
  • A aplicação da matemática financeira
  • Matemática financeira e estatistica: conceito e aplicação
  • Atividade estruturada de pesquisa sobre a aplicação da matemática financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!