Aplicação da Informatica na engenharia Civil
Dentro deste contexto, como alternativa viável podemos utilizar o CAD freeware, diminuindo assim os custos com a compra de licenças e suas atualizações, evitando a ilegalidade de softwares, facilitando o treinamento através de fóruns on-line para alunos e professores. E ainda, se o programa tiver seu código aberto aopúblico, existe a possibilidade do próprio curso adaptar o software conforme suas necessidades.
4.2 Uso dos programas topográficos e georreferenciadores
A automatização dos métodos de cálculos para levantamentos topográficos facilitaram as atividades de escritório, entretanto existe a necessidade de conhecer qual a metodologia utilizada nos algoritmos inseridos nos aplicativos disponíveis nomercado das geotecnologias e qual o nível de significância de seus resultados em relação ao posicionamento e sua qualidade.
Sabe-se que as observações conduzidas pelo homem caracterizam-se pela constante presença de ―erros de medida‖. Esses erros não são apenas decorrentes de falhas humanas (erros grosseiros), mas também das imperfeições dos equipamentos e da influência das condições ambientaislocais (erros sistemáticos). Retirados esses erros, as observações ainda continuam a mostrar imperfeições, caracterizando os ―erros acidentais‖. Neste caso, a aplicação de métodos voltados ao ―ajustamento de observações‖ tenta minimizar tais erros, determinando os resultados mais prováveis de cada medida e estimando a precisão de cada observação.
As medições obtidas num levantamento de campo aoserem processadas em diferentes aplicativos topográficos, podem apresentar significativa discrepância entre seus resultados, caracterizando diferentes métodos de cálculo e de ajustamento. Assim, os aplicativos disponibilizados no mercado devem atentar à necessidade de ter em seu algoritmo um método, ou métodos, de ajustamento das observações.
Hoje no mercado existem diversos softwares topográficos(Figura 6) para cada situação, mas tem que observar que cada equipamento tem suas limitações e outros com tecnologia mais sofisticada, onde se podem minimizar drasticamente os erros e ter um resultado mais próximo a realidade.
Figura 6: Interface do Programa Topograph. Fonte: http://luizhagrimensor.blogspot.com/2010/09/projeto-de-estradas-desenvolvido-com.html
Os sistemas de informaçõesgeográficas (SIGs) mostram-se uma ferramenta útil para orientar o gerenciamento ambiental e para promover a localização exata de informações necessárias, através de consulta ao banco de dados, mas que incluem ferramentas para analisar dados baseados em seu posicionamento global.
O sistema de informação geográfica pode ser definido como uma coleção organizada de hardware, de software, de dadosgeográficos e de pessoal envolvido no trabalho projetado para, eficientemente, capturar, armazenar, atualizar, manipular, analisar e apresentar todas as formas de informações referenciadas geograficamente.
O sistema de informação geográfica é um sistema assistido por computador para a entrada, o armazenamento, a recuperação, a análise e exposição de dados geográficos interpretados. A base de dados écomposta tipicamente de um vasto número de representações espaciais, tipo mapas, chamados layers, com valores de atributos e coordenadas conhecidas.
A georreferência refere-se a localização de uma imagem ou arquivo vetorial no espaço em programas como o Spring (Figura 7), definida por um sistema referencial de coordenadas conhecido. Com imagens raster, uma forma comum de georreferência é...
Por favor, assinar para o acesso.