Aplicação da Conservação de Energia

Páginas: 6 (1332 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL





APLICAÇÕES DA CONSERVAÇÃO DE ENERGIA: TUBOS DE PITOT, VENTURI E TORRICELLI.

Componentes: Arlanda Palmieri Oliveira
Carolina Santos Bezerra
Daniel
Paulo Henrique Araújo
Rodolfo Rosa




OUTUBRO 2014.

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL





APLICAÇÕES DA CONSERVAÇÃO DE ENERGIA: TUBOS DE PITOT, VENTURI E TORRICELLI.



Trabalho apresentado aodocente Walisson como forma de avaliação para a II Unidade da disciplina Mecânica dos Fluidos.



OUTUBRO 2014.
SUMÁRIO

















1 INTRODUÇÃO

O termo conservação de energia refere-se ao Princípio da Física, que estabelece que a energia total do universo é constante, para qualquer sistema fechado. Sendo assim, a energia pode somente mudar de forma: energiacinética, energia interna transforma-se em calor ou trabalho, portanto a energia não pode ser criada ou destruída, somente transformada.
Na área de Engenharia, o termo conservação de energia refere-se a técnicas e procedimentos que visam reduzir o desperdício e o uso ineficiente da energia, principalmente elétrica, sem comprometer o conforto ou a produção. Em geral, o termo conservação está ligado ao usoracional de energia que se tornou emergente, depois da crise do Petróleo na década de 1970, quando a elevação dos preços desse insumo alterou substancialmente a estabilidade das estratégias de obtenção dos recursos necessários para garantir a sustentabilidade do processo de desenvolvimento.
Dessa maneira, a conservação de energia pode ser aplicada em diversos níveis: eliminação dos desperdícios;aumento da eficiência das unidades consumidoras de energia; aumento da eficiência das unidades geradoras de energia; reaproveitamento dos recursos naturais pela reciclagem e redução do conteúdo energético dos produtos e serviços; rediscussão das relações centro periferia em setores como transporte e indústria; mudança dos padrões de consumo em favor de produtos e serviços que requerem menor uso deenergia.
No Brasil, as primeiras iniciativas para desenvolver tecnologias de conservação começaram em 1975 pelo Grupo de Estudos sobre Fontes Alternativas de Energia (GEFAE), que resultou na implantação de um programa de financiamento de estudos, transformação e consumo de energia.
A importância do assunto emerge da análise do cenário energético mundial, onde se observa que, há uma relaçãodireta entre o desenvolvimento humano e o consumo de energia e que o aumento do consumo de energia, com base nos modelos atuais, implica uma série de investimentos que podem resultar em degradação ambiental.

2 DESENVOLVIMENTO

A aplicação da conservação de energia pode ser expressa de diversas formas, tais como: Tubo de Pitot, Tubo de Venturi e o Barômetro de Torricelli.
2.1 TUBO DE PITOT
Otubo de Pitot foi criado em 1732, pelo francês Henri Pitot (1665 – 1743). Seu principal objetivo era medir a velocidade do fluxo da água. A partir daí, o Tubo de Pitot difundiu-se em diversas aplicações e evoluções decorrentes da primeira tentativa.
O Tubo de Pitot funciona como medidor de pressão diferencial, porém para isso deve possuir duas pressões bem definidas e comparadas, pois não só medea pressão do ar, mas de todos os possíveis fluidos.
Contudo, o Tubo de Pitot é um tubo com uma abertura em sua extremidade, sendo esta, colocada na direção da corrente fluida de um duto, mas com sentido contrário. A diferença entre a pressão total e a pressão estática da linha nos fornecerá a pressão dinâmica a qual é proporcional ao quadrado da velocidade. Sendo empregado para medição develocidades principalmente em escoamento de gases.
Pode-se obter a velocidade medindo-se:
O tempo que uma partícula identificável leva para percorrer uma distância conhecida;
A variação da resistência elétrica pelo resfriamento de um condutor elétrico introduzido no escoamento (anemômetro de fio quente);
A rotação de uma hélice introduzida no escoamento (molinete e anemômetro);
A diferença...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conservação de energia
  • Conservação da energia
  • Conservação de Energia
  • conservação de energia
  • Conservação de energia
  • Conservaçao de energia
  • conservaçao de energia
  • Conservação da energia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!