Aplicação da bioestatística nos estudos da epidemiologia

Páginas: 8 (1782 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2012
INTRODUÇÃO

Atualmente, há um grande crescimento de pesquisas realizadas na área da saúde com o objetivo de descobrir melhorias nessa área. Essas pesquisas tratam de diversas patologias, diagnósticos, tratamentos, prognósticos, dentre outros fatores que influenciam a saúde da população. Seus resultados podem ser aplicados na prática do cuidado, servindo como embasamento científico. Dessaforma, a realização desses trabalhos proporciona um grande ganho para a comunidade científica.
Segundo Karpinski (2010), a neoplasia pode ser entendida como uma proliferação anormal, descontrolada e autônoma, na qual as células reduzem ou perdem a capacidade de se diferenciar, em consequência de alterações nos genes que regulam o crescimento e a diferenciação celular. A neoplasia pode serclassificada como benigna ou maligna, sendo o termo “câncer” utilizado para os crescimentos malignos. No campo da epidemiologia, segundo o Instituto Nacional do Câncer- INCA (2012), seguindo tendência mundial, notam-se, no Brasil, processos de transição que têm produzido importantes mudanças no perfil das enfermidades que acometem a população, observando-se, a partir dos anos 1960, que as doençasinfecciosas e parasitárias deixaram de ser a principal causa de morte, sendo substituídas pelas doenças do aparelho circulatório e pelas neoplasias.
Nas últimas décadas, o câncer ganhou uma dimensão maior, convertendo-se em um evidente problema de saúde pública mundial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que, no ano 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões demortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer (INCA, 2012).
Estudos evidenciam que a ausência da aplicação efetiva de medidas preventivas; a falta de preparo específico dos profissionais de saúde para reconhecer os primeiros sinais das neoplasias malignas (tratamento tardio) e a genética do indivíduo são alguns dos fatores relacionados à mortalidade nos casos deneoplasia.







OBJETIVOS

Este trabalho visa abordar os estudos desenvolvidos nos últimos cinco anos referente à mortalidade por neoplasias. Identificando a metodologia utilizada em cada artigo bem como a sua clareza metodológica.






METODOLOGIA

No presente trabalho, realizamos uma revisão bibliográfica sobre os estudos desenvolvidos no Brasil acerca da mortalidade porneoplasias.
Os artigos para análise foram selecionados na base de dados do SCIELO. Selecionamos nove artigos que foram publicados no período de 2008 até 2012, tendo como critério de inclusão, além do ano, o fato de possuir simultaneamente pelo menos dois descritores. Os descritores foram MORTALIDADE; NEOPLASIAS; EPIDEMIOLOGIA.







ARTIGOS

ARTIGO 01: MORTALIDADE POR CÂNCER DEMAMA E CÂNCER DE COLO DO ÚTERO EM MUNICÍPIO DE PORTE MÉDIO DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL, 1980-2006

Contextualização do tema: O estudo analisa a mortalidade por câncer de mama e câncer de colo do útero na região sudeste do Brasil, no intervalo de 1980-2006.

Metodologia utilizada: Uma abordagem quantitativa

Clareza metodológica: A metodologia foi descrita no artigo e foram utilizados dados doDATASUS disponibilizados no ministério da saúde, pelo sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

Resultados: São apresentados no corpo do texto utilizando tabelas e figuras.

ARTIGO 02: ESTUDO DA MORTALIDADE POR CÂNCER DE LARINGE NO ESTADO DE PERNAMBUCO - 2000-2004

Contextualização do tema: O estudo analisa a mortalidade por câncer de laringe no estado de Pernambuco, no intervalo de2000-2004.

Metodologia utilizada: Uma abordagem quantitativa

Clareza metodológica: A metodologia foi descrita no artigo e foram utilizados dados do DATASUS disponibilizados no ministério da saúde, pelo sistema de informações sobre mortalidade (SIM).

Resultados: São apresentados no corpo do texto utilizando gráficos e figuras como mapas.

ARTIGO 03: TENDÊNCIA DA MORTALIDADE POR...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • epidemiologia e bioestatistica
  • Epidemiologia e Bioestatística
  • bioestatistica e epidemiologia
  • Epidemiologia e Bioestatística
  • aplicação da informática na epidemiologia
  • ESTUDO DIRIGIDO BIOESTATISTICA
  • EPIDEMIOLOGIA
  • epidemiologia estudo de caso-controle

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!