APL - Coocrijapan

2124 palavras 9 páginas
Arranjo produtivo local da agroindústria de jacaré

Resumo – Procurou-se analisar como a cooperativa vem buscando associação ou parcerias para a consolidação e desenvolvimento dessa pesquisa, para analise foi utilizado o método de coleta de dados por pesquisas bibliográficas e por entrevista. A opção de realizar a pesquisa do arranjo produtivo local em Cáceres se deu pelo fato de que a empresas se organizam para oficializar a produção e comercialização de produtos derivados de jacaré, é também a importância da comercialização desse produto como fonte de renda para a economia de Cáceres e por se tratar de um produto que agrega valor, gerando renda, expansão de emprego e estratégia de expansão do produto. O resultado do estudo demostra que a Coocrijapan comercializa cinco mil toneladas para consumo interno já a pele e vendida para os Estados Unidos, México, China e Tailândia cerca de duas mil peles. A cooperativa vem cada vez mais consolidando parcerias junto aos ribeirinhos, fazendeiros e pinhões para a preservação das florestas no município de Cáceres (MT).

Palavras-chave: Jacaré, Cooperativa; Arranjo produtivo local.

1. Introdução
O Arranjo produtivo local surgiu depois do pós-guerra na década de 1990, que acabou afetando as condições de concorrência e estimulou a dimensão sistêmica competitividade entre as empresas, o que gerou a formação de redes criando novas oportunidades de desenvolvimento para as pequenas empresas.
De acordo com Campos, et al.(2010) a década seguinte caracterizou a adoção na formulação de politicas de incentivos, inicialmente pelos órgãos das áreas de desenvolvimento industrial e regional do governo federal e, posteriormente, pelos diversos governos estaduais. Já em relação ao conceito de APL do ponto de vista da lei a teoria do arranjo produtivo local foi extensivamente utilizada como o instrumento de politica industrial e de desenvolvimento regional.
Tem outras formas para expressar o que é um arranjo produtivo local, para o

Relacionados