Apl 2.4 – série electroquímica: o caso dos metais

1205 palavras 5 páginas
11ºAno

Lydia Guerreiro
Daniela Pontedeira
Joana Sá
18/5/2012
APL 2.4 – Série Electroquímica: o caso dos metais

1.Índice

2.Objectivo do trabalho3
3.Fundamentos teóricos4
4.Parte Experimental
4.1.Material / Reagentes6
4.2.Procedimento / Montagem6
4.3.Resultados experimentais / Cálculos7
4.4.Análise de resultados8
5.Conclusão E Crítica10
6.Bibliografia11

2.Objectivo Do Trabalho

O objectivo desta actividade laboratorial será compreender de que modo certos metais reagem com determinadas soluções e assim responder às questões problema.

3.Fundamentos Teóricos
Uma reacção de oxidação – redução (redox) é uma reacção onde existe transferência de electrões entre duas espécies químicas. Esta reacção tem como resultado uma oxidação e uma redução.
É chamada uma oxidação a um processo em que há um ganho de oxigénio, uma perda de electrões, ou quando existe um aumento do número de oxidação por parte de alguns átomos. Por outro lado uma redução é um processo em que há perda de oxigénio, ou ganho de electrões, ou então uma redução do número de oxidação por parte de alguns átomos. Numa reacção redox a espécie que se oxida cede electrões á outra espécie, reduzindo-a. A espécie que se oxida chama-se redutor, ou agente redutor. Numa reacção redox, a espécie que se reduz capta electrões da outra, oxidando-a. A espécie que se reduz chama-se oxidante, ou agente oxidante. Nas reacções redox, uma espécie que cede um ou mais electrões (redutor) dá origem a outra espécie (oxidante) capaz de aceitar esse (s) electrão (ões), regenerando a primeira espécie. Estas espécies constituem um par redutor – oxidante conjugado ou par redox conjugado, que se representa da seguinte forma: oxidante 1 / redutor 1 ; oxidante 2 / redutor 2. É a partir da ideia de que os oxidantes e os redutores estão associados que surge a designação par redutor – oxidante conjugado ou par redox conjugado.
Os metais podem ser agrupados de diferentes formas tendo em consideração as suas

Relacionados

  • série eletroquimica
    801 palavras | 4 páginas
  • al 2.4
    801 palavras | 4 páginas
  • A outra história americana
    33680 palavras | 135 páginas