APL 1.2 - Ensaio de chama FQA10

1996 palavras 8 páginas
Avaliação

A Professora Alguem
Física e Química - A
Ano_10º Turma _ Grupo_
Alunos
???????????

RELATÒRIO on - aula

Trabalho N.º 2 DATA 06/ 11 / 2013

Título: Apl 1.2 - Análise elementar por via seca – ensaio de chama
Página 94-96 do manual

1. Fundamentação Teórica

O espetro eletromagnético traduz a seriação das radiações eletromagnéticas de acordo com a energia (ou de acordo com o comprimento de onda ou da frequência) dessas radiações. Quanto maior for a frequência da radiação, maior é a energia que lhe está associada: luz infravermelha = menor frequência = menor energia; luz ultravioleta = maior frequência = maior energia.
A análise química é um método de investigação que consiste na determinação dos componentes de uma amostra química. Há dois tipos de química analítica:
A química analítica qualitativa, que é um conjunto de técnicas e métodos que trata da determinação dos constituintes (elementos, grupo de elementos ou iões) que formam uma dada substância ou mistura,
A química analítica quantitativa trata da determinação das quantidades ou proporções dos constituintes, previamente identificados, numa dada substância ou mistura.

Um dos métodos de análise qualitativa para sais metálicos, é o método por “via seca”. Na análise por via seca, a amostra a analisar está no estado sólido, estando entre os testes mais vulgares os ensaios da chama, utilizados na identificação de elementos metálicos constituintes de sais. O ensaio de chama baseia-se na propriedade que os sais metálicos têm de, ao serem volatilizados na zona mais quente de uma chama, os catiões passam para um estado “excitado” e conferem-lhe a cor caraterística do catião presente na amostra, como se verifica no fogo-de-artifício.
Outros métodos são por “via húmida”, que são as reações mais usuais, nas quais o reagente e a substância problema (amostra) estão no estado líquido ou em solução

Relacionados