APII Atividade De Aprofundamento Lingua Portuguesa

263 palavras 2 páginas
Atividade de Aprofundamento – APII – Língua Portuguesa

Questão 1 - O tema do editorial trata de uma crítica ao Supremo Tribunal Federal brasileiro , e ao uso de linguagem empolada e complexa que torna o processo lento.
Os trechos que justificam são:
“Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a concisão no Supremo Tribunal Federal Brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer.”
“Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o mensalão, chegam ao apogeu. Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino”.
O autor utiliza os seguintes argumentos para defender o seu ponto de vista:
“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”
“Conforme sublinhou o constitucionalista Joaquim Falcão nesta Folha, a lei proíbe os magistrados de se manifestar sobre qualquer processo em curso e criticar atos de seus colegas. Também neste quesito, um pouco mais de parcimônia e contenção viriam a calhar”. Questão 3 - Os trechos para serem compreendidos necessitam do conhecimento de mundo e o conhecimento textual.
No trecho “a”, exige do leitor o conhecimento do mundo, ou seja seus conhecimentos que estão armazenados na sua memória, a partir das vivências e experiências acumuladas ao longo de sua vida.
No trecho “b”, exige do leitor conhecimento textual, uma vez que apresenta diferentes situações, este conhecimento permite ainda ao leitor direcionar suas expectativas.

Relacionados

  • APII
    370 palavras | 2 páginas
  • Comunicação e Redação Tecnica
    541 palavras | 3 páginas
  • Desafio profissional
    129221 palavras | 517 páginas
  • Manual de fitopatologia
    138431 palavras | 554 páginas