Aparentes contradições na genealogia de Jesus

Páginas: 12 (2935 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
CEFORTE – Centro de Formação Teológica
Curso: Bacharel em Teologia – Semipresencial






Jonny Dias Vaz




Aparentes contradições entre a genealogia de Jesus nos Evangelhos de Mateus e Lucas.




Rio de Janeiro
Maio / 2014

Jonny Dias Vaz






Aparentes contradições entre a genealogia de Jesus nos Evangelhos de Mateus e Lucas.












Um dosmaiores problemas a serem resolvidos pelos cristãos é a diferença entre as genealogias de Jesus encontradas em Mateus e Lucas. Tal genealogia tem a intenção de mostrar que Jesus era descendente de Davi e Salomão (?), cumprindo assim a profecia messiânica de 1ª Crônicas 17: 11-14, que fala sobre o reinado de Salomão durar para sempre. Esta profecia é clara em afirmar que o trono seria ocupado peloMessias eternamente.
O problema principal baseia-se no pai de José, Marido de Maria.
Mateus diz que Jacó “gerou” José.
Diz o texto de Mateus Cap. 1
“... e Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo”.
A genealogia é clara em afirmar que Jacó foi pai biológico de José. 
Vejamos agora a Genealogia em Lucas Cap. 3: 23
“Jesus tinha cerca de trinta anos de idadequando começou seu ministério. Ele era, como se pensava, filho de José, filho de Eli...”
Em Lucas, temos que o pai de José foi Eli. Eli, de acordo com a genealogia, não era descendente de Salomão. Como resolver o problema? José era filho de quem afinal?
Primeiro, temos que observar alguns costumes judaicos da época relacionados a genealogias e a parentescos.
O antigo testamento está repleto depassagens onde avós ou bisavós são tidos como “Pai”, e também netos e bisnetos tidos como “filhos”. Este costume era comum ao se relatar que tal pessoa era descendente de outra. Assim, os judeus usavam os termos “pai ou filho”.
Outro costume muito comum, e que é encontrado até hoje, é o genro ser considerado como filho do sogro e/ou o sogro como pai do genro. Isso ocorria no momento em que um homemassumia uma mulher. Neste ato, o homem passava a ser também considerado como “filho” do Sogro.
Na língua inglesa, a palavra Sogro é traduzida por “Father in Law” (Pai na Lei) e Genro “Son in Law” (filho na Lei). De forma muito semelhante do que ocorria no primeiro século.
Um terceiro costume judaico da época era excluir mulheres de qualquer tipo de contagem. Isto se estendia também às genealogias.Quando uma mulher aparecia na genealogia, era apenas como ilustração ou informação adicional relacionada a um homem desta genealogia, porém não eram peças importantes nestas. Vemos em diversas passagens que a contagem era sempre feita aos homens. (mil e tantos homens e seus filhos, mulheres e animais). Ou seja, se fossem, por exemplo, contados 500 mil homens, o total geral de pessoas podiaultrapassar os 2 milhões, contando mulheres e filhos.
Agora vamos analisar a genealogia de Lucas, a mais controversa.
Muitos teólogos e cristãos (e nós também) consideram a genealogia de Lucas como sendo referida a Maria. Ou seja, na realidade, esta Genealogia é de Maria e não de José. Assim, Eli é pai de Maria e não de José, como aparece na genealogia.
Analisando os textos
Sete pontos a seremobservados sobre esta afirmação:
1º - As diferenças entre as duas são muito grandes, evidenciando que se tratam de pessoas diferentes (José e Maria) Se Lucas tivesse a má intenção de forjar uma genealogia, ele teria feito semelhante a de Mateus, porém ela é totalmente diferente depois que passa por Davi. Isso evidencia que ele estava descrevendo a família de outra pessoa, no caso possível, a de Maria.2º - Lucas nos quer mostrar que José não faz parte daquela genealogia, pois ele coloca uma informação complementar a ela. ...Jesus, COMO SE PENSAVA ser o filho de José, Filho de Eli... Lucas enfatiza José como parte da informação do que as pessoas pensavam sobre ele ser o pai, e não como José sendo parte desta genealogia.
3º - Lucas dá bastante ênfase aos acontecimentos com Maria no início do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GENEALOGIA DE JESUS
  • Tamar na Genealogia de Jesus
  • A genealogia de jesus cristo em um nível mais profundo
  • genealogia
  • genealogia
  • Genealogia
  • Genealogia
  • Genealogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!