Aparelho respirat rio trab

6307 palavras 26 páginas
Aparelho respiratório
Efetua trocas gasosas entre o sangue e o ar inspirado.
Os órgãos respiratórios condutores de ar são os pulmões, mas nos animais superiores desenvolveram-se órgãos especiais que podem promover o rápido intercâmbio entre o ar e o sangue. Estes órgãos constituem o aparelho respiratório, que se inicia nas narinas, por onde o ar entra para as cavidades nasais e continua-se pela nasofaringe, laringe e traquéia e desta para os pulmões. A hematose ocorre nos alvéolos pulmonares, onde o sangue dos capilares alveolares entra em contato com o ar através da fina parede alveolar.
Na passagem do ar das narinas para os alvéolos, o ar é usualmente purificado, umedecido e aquecido. O volume de ar que entra no organismo é regulado pelas narinas e laringe. Além disso, o diafragma e os músculos respiratórios também governam a entrada e a saída de ar por meio do aumento ou diminuição do tamanho da cavidade torácica.
Sob o ponto de vista funcional o aparelho respiratório pode ser dividido em duas porções:
Porção condutora de ar ou de condução: constituída por órgãos tubulares cuja função é a de levar o ar inspirado até a porção respiratória e, depois, conduzir o ar da porção respiratória para o meio externo, eliminando desta forma o CO2 e realizando a limpeza e umidificação do ar. Seus componentes são: narinas, parte da faringe (nasofaringe) laringe, traqueia, brônquios e os bronquíolos.
Porção de respiração: constituída por estruturas localizadas internamente nos pulmões e somente visíveis microscopicamente, onde ocorre a hematose. Seus componentes são bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos pulmonares.
Vias áreas condutoras
I. Nariz
É limitado dorsalmente pelos ossos nasais, dorsalmente pelos ossos nasais, lateralmente pelos ossos maxilares e ventralmente pelos processos palatinos dos ossos incisivos e maxilar do osso palatino. O septo nasal mediano é constituído de cartilagem hialina e da

Relacionados

  • Gestão hospitalar e a micropolitica
    53251 palavras | 214 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas
  • Exames
    147597 palavras | 591 páginas
  • Tuss
    48397 palavras | 194 páginas