APARELHO REPRODUTOR FEMININO HISTOLOGIA

3065 palavras 13 páginas
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
- É formado: útero, 2 ovários, 2 tubas uterinas, vagina e genitália externa.
- Função: é responsável pela produção do gameta feminino, o ovócito; pela manutenção do ovócito fertilizado durante a fase embrionária e fetal até o nascimento; e pela produção de hormônios que vão atuar no próprio aparelho reprodutor feminino e em outros órgãos.

OVÁRIO:
- É envolvido por um epitélio germinativo, que é um epitélio cúbico simples. Abaixo do epitélio tem uma camada de tecido conjuntivo denso, chamada de túnica albugínea. O ovário é dividido em duas regiões, o córtex e a medula, na região cortical encontra-se os folículos contendo os ovócitos (parênquima) e ao redor dos folículos tecido conjuntivo contendo fibroblastos (estroma). A porção mais interna é a região medular, onde se encontra um extenso leito vascular.
DESENVOLVIMENTO INICIAL DO OVÁRIO:
Na vida embrionária células germinativas primordiais migram para os primórdios gonadais. Nas gônadas essas células se diferenciam em ovogônias, essas por sua vez, entram na meiose até pararem no estágio de ovócitos. Os ovócitos então são envolvidos por células foliculares.
Ao longo da vida da mulher, ocorre a liberação de um ovócito pelos ovários em cada ciclo menstrual. Todos os outros ovócitos que não são liberados ao longo da vida sofrem um processo de degeneração chamado de atresia.
FOLÍCULO OVARIANO:
Um folículo consiste em um ovócito envolvido por células foliculares (uma ou mais camadas), também chamadas de células da granulosa. O folículo primordial é formado por um ovócito e uma única camada de células foliculares achatadas. Entre as células foliculares e o córtex adjacente encontra-se uma lâmina basal.
CRESCIMENTO FOLICULAR:
A partir da puberdade, a cada dia um grupo de folículos primordiais um processo chamado de crescimento folicular. Esse processo consiste em modificações nos ovócitos, nas células foliculares e nos fibroblastos que estão ao redor do folículo. O crescimento folicular é

Relacionados

  • Embrio Moore
    246045 palavras | 985 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas