Aparelho psíquico

Páginas: 7 (1587 palavras) Publicado: 9 de abril de 2013
Aparelho Psíquico

- Expressão utilizada para significar a psiquê ou a totalidade do psiquismo inconsciente e consciente. Nele se situam todos os processos psicodinâmicos. Nele estão as estruturas dinâmicas de identidade e de relação, além do Self. As primeiras são o ego e a sombra, as segundas são a persona e a ânima/ânimus.
O aparelho psíquico humano possui uma demanda necessária decrescimento quanto a sua complexidade. Segue o desejo do Espírito, que necessita de umimplemento cada vez mais complexo em seu processo de aquisição contínuo das leis de Deus. Ele é moldável e suas estruturas se alteram a partir das experiências do ser em evolução. A psiquê, ou aparelho psíquico, não é uma individualidade à parte e independente do Espírito, mas possui um processo de desenvolvimentoautônomo e outro de acordo com a vontade do Espírito. É um órgão que tem seu próprio Automatismo.
A mente, ou psiquê, une as sensações e lhes oferece um símbolo como resposta ou conseqüência. Assim como o corpo físico evoluiu ao longo da história, o mesmo ocorreu com a psiquê, que tem se modificado a serviço do Espírito. Seria inadmissível pensar numa psiquê rígida, que não acompanhasseflexivelmente as transformações do Espírito.
O pensamento é uma forma de manifestação da psiquê, que obedece a vontade do Espírito, do qual recebe um sentido ordenador. Ele é gerado automaticamente na psiquê, sendo-lhe subproduto. Há limites para a psiquê, porém ela é como uma semente em crescimento, que, pouco a pouco, vai se transformando numa árvore forte e firme, a serviço da vida.
Os processospsíquicos executados na psiquê ocorrem de tríplice forma:automáticos, isto é, sem a intenção do Espírito e, portanto inconscientes à personalidade, visto que ela é um órgão; conscientes em relação ao Espírito; e comandados pelo ego, ou conscientes à personalidade. Difícil é saber separar tais eventos na psiquê, devido a seu caráter de ser um todo indivisível.
A psicologia experimental (Wundt) começoucom a preocupação sobre o que era consciente, isto é, o processo de tomada de consciência de um estímulo orgânico,através da introspecção. O estruturalismo, que sucedeu a Wundt, perdeu-se emobservar apenas o sistema nervoso, confundindo-o com a mente. O funcionalismo se preocupou com o funcionamento da mente, isto é, em entender como os processos mentais se realizam.
Ele deu origem aos testespsicológicos e aos psicométricos. As idéias evolucionistas de Darwin fomentaram as pesquisas em animais, por conta da certeza de que a mente humana era produto da evolução de uma mente inferior. Aos poucos, a psicologia foi se aproximando timidamente do aparelho psíquico, porém sem alcançar sua natureza perispiritual.
Por mais que se alcance uma compreensão maior a respeito do mundo e de simesmo, ficará ainda e sempre o limite dos paradigmas que constroem os sistemas do conhecimento. Os limites do pensar, da linguagem, do sistema teórico e os decorrentes do fato de o espírito não ser o Criador, sempre estarão entre o ser e a realidade. A psiquê evoluirá a serviço do Espírito, até que este prescinda dela e isso demandará muito tempo na evolução.
A evolução do espírito atravessa fases edimensões de acordo com o ângulo deanálise. Pode-se concebê-la a partir das experiências vivenciadas e da capacidade do aparelho psíquico para fornecer os paradigmas das leis de Deus ao Espírito. Aseguir, uma síntese dessas fases, de acordo com o grau de consciência do ser encarnado.
1. Psiquê primitiva inconsciente – consolidação da consciência de si, em processo de separação da natureza para aconstrução do ego. Formação de grupos tribais para a consciência coletiva e confirmação do saber sobre a natureza. Psiquê com amplo campo inconsciente, imprevisível, amorfa, obscura, extremamente moldável e flexível, hetero-centrada, contemplativa, ignorante, dotada de extrema capacidade simbólica e limitadíssimo campo da consciência, sem ego.
2. Psiquê consciente projetiva – descoberta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aparelho Psiquico
  • Aparelho psiquico
  • Aparelho psíquico
  • Aparelho psíquico segundo Freud
  • Estrutura do aparelho psíquico freud
  • Aparelho psíquico segundo Freud
  • Estrutura e dinâmica do aparelho psíquico.
  • Segunda teoria do aparelho psíquico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!