aparelho fonador

Páginas: 4 (997 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Aparelho fonador
Nariz: é a parte externa do sistema respiratório dos humanos e de alguns animais, é o órgão do olfato e a principal via de passagem do fluxo de ar para dentro e para fora dospulmões.  O nariz também adiciona ressonância à voz humana.
O nariz é constituído pelas fossas nasais e pela pirâmide nasal. A pirâmide nasal é a estrutura visível que forma proeminência na face. Éconstituída essencialmente por lâminas cartilagíneas. Sua parte superior é formada por osso e a parte inferior, por cartilagem. As fossas nasais compreendem o espaço situado entre a faringe e as narinas;são divididas em duas partes pelo septo nasal, que se estende das narinas até a parte posterior da garganta. Os ossos que compõem o nariz são: o frontal, os nasais e os maxilares.

 Faringe: é porçãoda anatomia que conecta o nariz e a boca à laringe e ao esôfago. É um canal comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório. De modo geral entre os mamíferos a faringe é ponto de encontro entreestes dois aparelhos.
A sua comunicação com a laringe está protegida por uma lâmina chamada epiglote, que atua como uma válvula: durante a inspiração, o ar passa das fossas nasais para a laringe,fazendo com que a epiglote se mova de forma a obstruir a entrada do esôfago, conduzindo o ar para o canal correto (traqueia).
 Laringe: é um órgão fibromuscular, situado entre a traquéia e a baseda língua. Consiste em uma série de cartilagens, como a tiroide, a cricoide e a epiglote e três pares de cartilagens: aritnoide, corniculada e cuneiforme, todas elas revestidas de membrana mucosa que sãomovidas pelos músculos da laringe. As dobras da membrana mucosa dão origem às pregas vocais; as de cima, falsas; as de baixo, verdadeiras.
A laringe possui quatro músculos adutores: cricoaritenóideolateral, ariaritenóideo, cricotireóideo e tireoaritenóideo, sendo os últimos dois músculos tensores. E possui um músculo abdutor: o cricoaritenóideo posterior.
Traqueia: é um Orgão Tubular...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aparelho fonador
  • Aparelho fonador
  • Aparelho fonador
  • aparelho fonador
  • Aparelho Fonador
  • Aparelho fonador
  • O aparelho fonador
  • Aparelho fonador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!