Aparecimento do mud noseio do estado novo

2287 palavras 10 páginas
II- A situação política, económica e social de Portugal no pós-2ª Guerra Mundial

II.I- Política

Em meados do século XX, Portugal vivia em pleno Estado Novo.
Podemos considerar que a partir de 1932 e 1933 se consolidou a “modelação” do Estado Português como sendo um estado autoritário e corporativo. Salazar não aceitava qualquer forma de entendimento com os grupos da oposição e apelava a uma congregação política do país em torno da União Nacional.
No entanto, 1940 representou para o Estado Novo o seu ponto máximo de esplendor. Com a finalidade de comemorar o oitavo centenário da nacionalidade e o terceiro centenário da Restauração, o regime organizou uma série de cerimónias, exposições, congressos e publicitações, de que a súmula gloriosa foi a exposição do Mundo Português “esta constituiu, uma típica manifestação fascizante no modo de interpretar o passado e de abusar dele para testemunhar o presente e anunciar o futuro” .
A vitória das forças aliadas após a 2ª guerra mundial (1945) serviu de pretexto para a realização de manifestações a favor da democracia um pouco por todo o país. Para aqueles que se opunham ao regime este acontecimento representava a vitória da democracia e acabaria por provar “mudanças” dentro do próprio Estado Novo. Esta crença foi ganhando cada vez mais simpatizantes que questionavam a permanência de Salazar no poder bem como as suas ideologias. É de salientar que tanto a Inglaterra como os Estados Unidos da América viam com “bons olhos” uma alteração no sistema político português, facto que vai suceder com a dissolução da Assembleia Nacional em Setembro de 1945 e com o anúncio por parte do Governo de eleições para o mês de Novembro do mesmo ano. Nestas poderiam participar/ concorrer outros grupos/partidos políticos.

II-II- Económica

É sabido que Salazar pretendia a estabilidade e o equilíbrio económico baseando a sua política financeira nos seguintes pressupostos:
- A procura da autossuficiência possível mas sem

Relacionados